Nem sempre temos o tempo que gostaríamos para aproveitar uma cidade, né? Aí, nos resta otimizar um roteiro e conhece o máximo possível. Bem, é isso que você encontra neste texto com dicas de o que fazer em Bruxelas em 1 dia 🙂
O QUE FAZER EM BRUXELAS EM 1 DIA
Ao visitar Amsterdam, é comum que algumas pessoas decidam fazer um bate e volta de 1 dia para Bruxelas, a capital da Bélgica. Aliás, isso é compreensível, já que as duas capitais estão separadas por apenas 2 horas em trem.
Então, caso essa seja a sua realidade (ou o seu tempo é curto mesmo), saiba que é possível conhecer vários pontos turísticos de Bruxelas em 1 dia.
Fique atento: além de dicas de o que fazer em Bruxelas em 1 dia, ainda destaco mais questões importantes no artigo, como: quando ir, o que levar, como se locomover, onde se hospedar e como contratar um seguro viagem obrigatório 😉
Um pouco sobre Bruxelas
Bem, antes de destacar as dicas de o que fazer em Bruxelas em 1 dia, quero escrever um pouco sobre a cidade que você vai conhecer.
A capital da Bélgica possui cerca de 1,2 milhão de habitantes, sendo a maior cidade do país. Entretanto, apenas começou a figurar entre as principais capitais europeias a partir do fim da II Guerra Mundial, quando se tornou sede do Parlamento Europeu, da União Europeia e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
Aliás, isso transformou Bruxelas em uma cidade super cosmopolita devido a grande presença de imigrantes, funcionários públicos, políticos e diplomatas, por exemplo.
Desse modo, o inglês passou a ser amplamente falado, apesar de os 2 idiomas oficiais do país serem o francês e o neerlandês.
O que fazer em Bruxelas em 1 dia: 10 dicas
Quando estive em Bruxelas, fiquei 2 dias (e dediquei outros 2 a passeios nos arredores). Na época, percebi que é possível conhecer a maioria dos pontos turísticos caminhando. Ou seja, se você tem somente 1 dia em Bruxelas, pode conhecer muita coisa 🙂
Então, dá uma olhada nas dicas de o que fazer em Bruxelas em 1 dia que escrevi!
1) MANNEKEN PIS, UM DOS SÍMBOLOS DE BRUXELAS
Para iniciar, a sugestão é que você inicie o roteiro de 1 dia em Bruxelas pelo centro, onde estão muitas das atrações turísticas da capital, como o Manneken Pis.
Aliás, como você pode notar na foto, o Manneken Pis é a imagem de um menino urinando, a qual virou um dos símbolos da capital – até tentativas de roubo a imagem sofreu.
Bem, a imagem tem apenas 61 centímetros de altura, e representa a necessidade de água fresca e potável. Para se ter uma ideia, a imagem está no local desde 1619!
Aliás, o Manneken Pis é vestido com roupas diferentes de acordo com a ocasião festiva – a estátua conta com um guarda-roupa com cerca de 900 peças!
2) GRAND-PLACE DE BRUXELAS, MAIS IMPORTANTE DA CAPITAL
A segunda dica de o que fazer em Bruxelas em 1 dia é caminhar apenas 4 minutos a partir do Manneken Pis até a Grand-Place, a praça principal de Bruxelas.
Para se ter uma ideia, a Grand-Place é conhecida como o centro geográfico, histórico e comercial da capital da Bélgica, Não à toa, desde 1998 faz parte da lista de Patrimônio Histórico da Humanidade, da Unesco.
Na Grand-Place de Bruxelas, que existe desde o século 11, você encontra alguns dos mais belos edifícios belgas do século 12, como:
– RESIDÊNCIA REAL
Para quem não sabe, a Bélgica é uma monarquia, e na Grand-Place está a Casa do Rei, a qual foi construída em 1536 (reformada em 1873). No entanto, o edifício hoje abriga o Museu de Bruxelas, onde estão expostas pinturas, esculturas, fotos e mobílias valiosas. O museu abre de terça a domingo, das 10h às 17h, e a entrada custa 8 Euros.
– PREFEITURA MUNICIPAL (Hôtel de Ville)
Para mim, se trata do edifício mais bonito da praça, o qual tem estilo gótico e foi construído no século 15. Além disso, o edifício conta com uma torre de 96 metros de altura. Há visitas guiadas, entretanto, com horários reduzidos: terças e quartas, às 13h35 (em holandês), 14h30 (em francês) e 15h15 (em inglês).
– MAISON DES DUCS DE BRABANT
Ainda na praça, você vai notar um grande edifício formado por 6 mansões geminadas. Se trata da Maison des Ducs de Brabant, uma construção muito bonita de estilo neoclássico flamengo.
DICAS IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM
- Seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa: saiba mais
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Ingressos baratos e sem fila: veja como
- Veja dicas sobre o que levar na mala
3) MONT DES ARTS, A POUCOS MINUTOS CAMINHANDO
6 minutos caminhando: esse é tempo que você vai levar até a próxima dica de o que fazer em Bruxelas em 1 dia, o Mont des Arts, criado entre 1956 e 1958.
O Mont des Arts é um complexo urbano e histórico na região central da capital, onde estão localizados edifícios como a Bibliothèque Albert I e os modernos Palais de la Dynastie e Palais Congrès.
Aliás, do alto da praça você tem uma vista bem bacana da parte baixa e central de Bruxelas, assim como aprecia (com destaque) o jardim do local.
4) CATEDRAL DE BRUXELAS, DE ESTILO GÓTICO
Com nome oficial de São Miguel e Santa Gudula, a catedral é uma das construções mais imponentes de Bruxelas, toda em estilo gótico.
Aliás, a igreja era chamada apenas de São Miguel até 1047, quando os restos de Santa Gúdula (falecida em 712) foram depositados no local. Desde então, a catedral passou a ter o atual nome.
A catedral está a apenas 8 minutos caminhando do Mont des Arts.
- Horário de abertura: das 7h às 18h (de segunda a sexta) e das 8h às 18h (sábados e domingos, com visitas até às 14h)
- Preço da entrada: grátis ou 2 Euros (Sala de Tesouros) e 3 Euros (Cripta)
5) PARQUE DE BRUXELAS E PALÁCIO REAL
Parque de Bruxelas
3 minutos é o tempo que você vai demorar caminhando entre a Catedral e o Parque de Bruxelas, a próxima dica de o que fazer em Bruxelas em 1 dia.
Aliás, o parque já pertenceu à Realeza, que costumava praticar caça no local. Entretanto, nos dias atuais, o lugar é utilizado pelos moradores da capital, que utilizam o lugar para relaxar e praticar esportes, por exemplo.
Palácio Real
Em frente ao parque está o Palácio de Bruxelas (construído entre 1783 e 1934), lugar onde o rei Filipe realiza as suas atividades como chefe de Estado, ao exemplo de reuniões e audiências.
6) NOTRE DAME DU SABLON
Para muitos, a Notre Dame du Sablon é uma das igrejas mais bonitas do país, tendo com um dos destaques o púlpito de madeira talhada, construído em 1697. O bacana é que a igreja está a apenas uns 3 minutinhos do Palácio Real.
Toda de estilo gótico, a igreja tem um interior todo decorado com elementos de vários séculos. Aliás, é um local de peregrinação desde a Idade Média.
- Horário de abertura: das 9h às 18h30 (de segunda a sexta) e das 10h às 19h (sábados e domingos)
- Preço da entrada: grátis
#DicaVidaNaMala | O seguro viagem internacional é obrigatório para entrar na Bélgica. Aliás, a cobertura mínima exigida é de 30 mil Euros e, caso você não tenha um, pode ter problemas logo na imigração. No entanto, a parte boa é que os leitores do Vida Na Mala tem até 15% de desconto na compra de planos internacional, os quais podem ser parcelados em até 6 vezes! Para saber mais, clique aqui!
7) PALÁCIO E PARQUE CINQUENTENÁRIO
Mais duas super dicas para você incluir na lista de o que fazer em Bruxelas em 1 dia: visitar o Palácio e o Parque Cinquentenário.
Para iniciar, a sugestão é caminhar pelo bonito Parque Cinquentenário, onde está localizado o Arco do Triunfo Les Arcades du Cinquantenaire.
Aliás, o Arco faz parte da construção do Palácio do Cinquentenário, um edifício em forma de U inaugurado em 1905 para celebrar os 50 anos da Bélgica como um país independente. Hoje, o palácio é uma das principais atrações turísticas de Bruxelas e da Bélgica.
Museus
O bacana é que o Palácio abriga 3 museus, os quais podem ser visitados:
– Museu de História Militar: aberto diariamente, das 9h às 17h (entrada: 5 Euros)
– Museu de Arte de História: aberto de terça a sexta, das 9h30 às 17h, e sábado e domingo, das 10h às 17h (entrada: 10 Euros)
– Autoworld: aberto diariamente, das 10h às 17h (entrada: 12 Euros) – conta com exposição de mais de 300 carros de diferentes épocas
Dica: Brussels Card: descontos em 40 museus e acesso ao transporte público de Bruxelas
- Como chegar: caminhando (20 min da Notre Dame), metrô (Linhas 1 e 5), bonde (Linhas 22, 27 e 80)
8) ATOMIUM, O ÁTOMO GIGANTE
A próxima dica na lista de o que fazer em Bruxelas em 1 dia é um pouco mais distante, mas vale muuito a pena. Trata-se do Atomium, uma das principais atrações turísticas de Bruxelas.
O átomo gigante tem 103 metros de altura, sendo 165 milhões de vezes maior que um átomo normal. Foi construído em 1958 para uma exposição, e a ideia inicial era desmanchá-lo após o evento.
Entretanto, a obra, que tem 9 esferas (cada uma com 18 metros de diâmetro) acabou se tornando um dos símbolos de Bruxelas e recebe milhares e visitantes todos os anos. Além disso, as esferas contam com janelas que permitem ter uma vista panorâmica de Bruxelas.
Fique atento: filas para entrar no Atomium são comuns. Sendo assim, sugiro que você compre entradas pela internet (clique aqui para saber mais)
- Horário de abertura: diariamente, das 10h às 18h – o restaurante fica aberto até às 23h
- Preço da entrada: 16 Euros (combinada com a Mini-Europa, 25 Euros)
- Onde comprar a entrada: no local ou pela internet
- Como chegar: parada Heysel: Metrô (Linha 6), Bonde (Linha 51), Ônibus (Linhas 84 e 88)
9) MINI-EUROPA, MAQUETES QUE REPRESENTAM O CONTINENTE
Do ladinho do Atomium está o Parque Mini-Europa, outra atração turística de Bruxelas.
Para se ter uma ideia, a Mini-Europa é uma espécie de museu a céu aberto que conta com 350 maquetes que representam 80 cidades do continente europeu.
Ou seja, lá, você encontra réplicas em miniatura da Torre Eiffel, do Big Ben e do Coliseu, por exemplo.
O bacana é que o parque é uma atração para crianças e adultos, e recebe cerca de 300 mil visitantes todos os anos.
Sugestão: como filas para entrar no local são frequentes, sugiro que você compre a entrada pela internet (para isso, clique aqui)
- Horário de abertura: das 9h30h às 18h (de 14 de março a 30 de junho), das 9h30 às 20h (de julho a setembro) e das 10h às 18h (de outubro a 6 de janeiro) – fechado de 7 de janeiro a 13 de março
- Preço da entrada: 16,5 Euros (combinada com o Atomium, 25 Euros)
- Onde comprar a entrada: no local ou pela internet
- Como chegar: caminhando, a partir do Atomium
LEIA TAMBÉM
- De Bruxelas a Bruges: como ir e o que fazer
- 1 dia em Luxemburgo: veja o que visitar
- Maneiras de viajar sozinho e fazer amigos
- Descubra o prazer de viajar sozinho
10) SE SOBRAR TEMPO…
– BASÍLICA DE SACRÉ-COUER
Com 89 metros de altura e 167 de comprimento, a basílica é 5ª maior do mundo e foi construída para comemorar o 75º aniversário da independência da Bélgica (entre 1905 e 1971). Um dos atrativos da igreja é um mirante de 53 metros de altura.
A basílica abre das 8h às 18h e custa 6 Euros (3 Euros com o Brussels Card)
1 dia em Bruxelas: mais sugestões
l Workshop dos famosos “chocolates belgas”
Que tal participar de uma oficina na qual você prepara o seu próprio chocolate belga? Então, há diversos passeios que envolvem degustação, visita a fábricas, museu e workshops de chocolate!
- Para saber mais sobre as opções, clique aqui!
l Tour de cerveja + degustação
Você sabia que a Bélgica, um país tão pequeno, possui uma das maiores variedades de cerveja do mundo? Pois bem, como não poderia deixar de ser, há o turismo da cerveja em Bruxelas, que propicia a degustação de diversas marcas e sabores.
Para se ter uma ideia, há passeios com degustação, curso de cerveja e ainda degustação de cervejas, chocolates e waffles! (clique aqui para saber mais)
l Prove os deliciosos waffles
Bem, eu ou fã de doces. Desse modo, não deixei de provar diversos sabores dos deliciosos waffles belgas. Então, não deixe de provar também (eles estão por toda parte).
Aliás, se tornaram até uma atração turística, como passeios de degustação e oficinas de degustação – clique aqui e confira as opções de passeios gastronômicos em Bruxelas
DICAS DE OUTROS ROTEIROS PELA EUROPA
- O que fazer em 3 dias em Barcelona
- 7 dicas sobre o que fazer em Lisboa
- O que fazer em Varsóvia, a capital da Polônia
- Roteiro de 1 dia em Pisa saindo de Florença: entenda como
- 15 dicas de o que fazer em Sevilha, uma lindeza da Espanha
- O que fazer em Amsterdam: tudo o que você precisa saber
- Conheça as principais obras de Gaudí em Barcelona
- O que fazer em Madri: dicas, serviços e muito mais
- Tudo sobre Segóvia, uma pérola pertinho de Madri
- Os principais pontos turísticos de Toledo, a primeira capital espanhola
O que fazer em Bruxelas à noite
Se o seu roteiro de 1 dia em Bruxelas prevê dormir na cidade, saiba que a vida noturna lá é bem agitada.
Desse modo, separei algumas dicas de regiões onde você pode curtir a noite em Bruxelas.
– Grand-Place
Trata-se da região mais central da cidade (muito escolhida por turistas para se hospedar),
e que também concentra diversas atrações noturnas, com destaques para café-bars como: o animado Delirium Café e o Archidud, que tem sempre música ao vivo. Além disso, é na mesma zona onde se encontra o famoso Hard Rock Café.
– Anneessens
Se o orçamento tá limitado, a dica de onde curtir a noite em Bruxelas é a área de Anneessens, que concentra estudantes e mochileiros, por exemplo. Na Anneessens, procure pelos seguintes bares: Cobra Bar e Lord Byron.
– Ixelles
Outra região para curtir a noite é Ixelles, onde você encontra diversos bares bacanas com música ao vivo, como o Le Café Floréo e o Sounds Jazz Club.
– Saint Jacques
Se a ideia é uma cena mais alternativa, o seu lugar é o distrito de San Jacques, que conta com clubes e destaque para os chamados Gay Bars. Entre os locais mais badalados estão o Le Belgica, o Le Baroque e o La Réserve.
+ DICAS NOTURNAS EM BRUXELAS
Além disso, você pode participar de passeios guiados, o que são uma ótima oportunidade de conhecer pessoas e ainda ótimos lugares da noite belga – veja sugestões:
- Pub crawl de 3 horas por bares e festas de Bruxelas com bebidas
- Excursão de degustação de cerveja com 8 cervejas e lanches
- Descubra as cervejarias da Bélgica com um local
O que comer em Bruxelas
Nada mais justo do que estar em Bruxelas e provar comidas típicas da Bélgica, não? Então, dá uma olhada nas sugestões 😉
– Praliné belga
Começo pelo praliné belga, um dos mais famosos tipos de chocolate do país (encontrado em várias lojas da capital). Além disso, você pode participar de workshops de chocolate, os quais incluem degustação (saiba mais aqui).
– Waffle belga
Como disse antes, é difícil ir embora de Bruxelas sem provar os famosos waffles belgas. Há variados sabores, e você os encontra nas ruas ou ainda em oficinas de fabricação (saiba mais aqui).
– Batatas fritas belgas
Dizem que as ‘fritas’ belgas são as melhores batatas fritas do mundo, as quais são encontradas pelas ruas da capital. Além disso, você pode prová-las na excursão por Bruxelas + pratos típicos (saiba mais aqui).
– Almôndegas belgas
Preparadas com carnes bovina e suína, as almôndegas belgas são servidas num molho preparado com base de maçã, pera, cebola e vinagre. É um prato gostoso mesmo, o qual pode ser provado no restaurante Brasserie de la Presse.
– Waterzooi
Por fim, destaco o Waterzooi, um ensopado de peixe e vegetais típico da culinária belga (vem acompanhado de gemas, natas e mariscos). Aliás, se você se interessa em experimentar o prato, a dica é procurar pelo restaurante Le Cirio. Do mesmo modo, pode provar o Waterzooi na excursão por Bruxelas + pratos típicos (saiba mais aqui).
Para onde ir depois de Bruxelas
Tem pra onde ir depois do roteiro de 1 dia em Bruxelas! Sim, com certeza!
Aliás, separei algumas dicas beeem bacanas de passeios nos arredores da capital belga:
l BRUGES, A CIDADE MEDIEVAL
Para muitos, se trata de uma das cidades mais bonitas da Bélgica, assim como uma das mais medievais. Aliás, Bruges também é conhecida como a “Veneza do Norte”, por causa da quantidade de canais. Está a pouco mais de 1 hora da capital e pode ser acessada por trem, ônibus ou carro.
Além disso, há diversos passeios guiados de 1 dia saindo Bruxelas (alguns incluem Gante), os quais duram em torno de 10 horas.
- Aqui: Encontre passeios de 1 dia saindo de Bruxelas a Bruges
- Dica: Clique aqui para ler artigo que escrevi sobre Bruges
l GANTE, A JOIA BELGA
Ao exemplo de Bruges, Gante (chamada de “A joia de Flandre”), é considerada uma das cidades medievais mais bem conservadas da Europa. Lá, você encontra como atrações o Castelo de Geraldo, o Diabo, e os lindos canais que cortam a cidade.
Além disso, a cidade está a menos de 1 hora de Bruxelas, e igualmente pode ser acessada por diferentes meios de transporte (veja mais aqui).
Do mesmo modo, há passeios de bate e volta guiados de 1 dia entre Bruxelas e Gante (alguns incluem Bruges).
l LUXEMBURGO, UM DOS MENORES PAÍSES DO MUNDO
Luxemburgo é um dos menores países do mundo, com cerca de 600 mil habitantes, e está a cerca de 2 horas distante de Bruxelas. Aliás, quando visitei o lugar, me senti num filme medieval. Por isso, acho que vale muito a pena passar 1 dia lá.
Você pode fazer o trajeto entre Bruxelas e Luxemburgo pegando trem ou ônibus ou ainda por meio de um passeio guiado – indico muito (saiba mais aqui).
- Sugestão de leitura: clique aqui para ler artigo que escrevi sobre Luxemburgo
l LEUVEN, UMA LINDEZA DA REGIÃO DA FLANDRES
Leuven é uma linda cidade universitária que se destaca pela arquitetura e história. Entre os destaques estão a Prefeitura, considerada uma obra-prima gótica, assim como o bairro de Begijnhof, declarado Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco.
O bacana é que Leuven está a apenas 30 minutos distante em trem de Bruxelas (confira aqui preços e horários). Além disso, se você tiver interesse, pode ainda optar por um passeio guiado (saiba mais aqui).
Vale a pena alugar um carro?
A Bélgica é um país pequeno, qual pode ser percorrido tranquilamente de carro. Desse modo, se você pretende ficar alguns dias em Bruxelas e ainda conhecer a região, sugiro que alugue um veículo. O buscador mais usado na Europa é o RENTCARS.
Através dele, você pode reservar o carro ainda estando no Brasil, e evita o pagamento do IOF (imposto sobre transações internacionais). Além disso, ainda pode parcelar o pagamento em até 12x no cartão (clique aqui para saber mais).
Como chegar e sair
Para visitar a Bélgica, você pode pegar um voo direto do Brasil para a Holanda ou a França e, de lá, voar para a capital belga. Aliás, o aeroporto de Bruxelas recebe voos de toda a Europa, e muitos costumam sair bem em conta (ainda mais se você optar por uma companhia low cost).
- Dica: nos buscadores Skyscanner e Kiwi é possível comparar os preços e encontrar os melhores voos para Bruxelas durante o ano todo.
DE ÔNIBUS E TREM ATÉ BRUXELAS
Bruxelas é uma cidade muito bem comunicada por trem e ônibus com boa parte da Europa. Sendo assim, resolvi destacar alguns dos principais destinos:
- Bruges: saiba mais aqui
- Luxemburgo: saiba mais aqui
- Antuérpia: saiba mais aqui
- Roterdã (Holanda): saiba mais aqui
- Amsterdã (Holanda): saiba mais aqui
- Eindhoven (Holanda): saiba mais aqui
- Bonn (Alemanha): saiba mais aqui
- Dortmund (Alemanha): saiba mais aqui
- Frankfurt (Alemanha): saiba mais aqui
- Paris (França): saiba mais aqui
Onde ficar em Bruxelas
A capital belga possui uma boa oferta de hospedagem. Desse modo, resolvi deixar algumas sugestões de hotel e hostel na região central da capital:
– DICA 1 DE HOTEL: easyHotel Brussels City Centre
A minha primeira dica de hotel é o easyHotel Brussels City Centre, que conta com quartos confortáveis com banheiros privativos.
Aliás, o hotel possui ótima localização, estando perto dos principais pontos turísticos de Bruxelas (clique aqui para saber mais).
– DICA 2 DE HOTEL: Brussels Marriott Hotel Grand Place
A minha segunda sugestão de onde ficar em Bruxelas é o Brussels Marriott Hotel Grand Place, o qual também está no centro da capital.
Aliás, o hotel oferece quartos amplos com banheiro privativo (clique aqui para saber mais).
– DICA DE HOSTEL: Brxxl 5 City Centre Hostel
Se você está buscando por um espaço mais econômico, a minha dica é o Sleep Well Youth Hostel.
O hostel é moderno, e está localizado na região central de Bruxelas e também conta com quartos individuais (clique aqui para saber mais).
- MAIS: Se você quiser ver mais opções de hospedagem em Bruxelas, clique aqui
Como se locomover
Bruxelas é uma cidade que conta com diversos meios de transporte, todos bastante eficientes: metrô, bonde, ônibus e trem. Além disso, conta com táxi e Uber.
- Sugestão: você pode comprar o Brussels Card ao viajar para Bruxelas. A parte boa é que, além de permitir o uso do transporte público, o cartão também dá descontos (de até 100%) e mais de 40 museus (clique aqui para saber mais).
Quando ir a Bruxelas
Bruxelas é bonita também no inverno, porém, faz frio. Entre novembro e abril são comuns temperaturas entre 1º e 8º (às vezes, menos). Já durante os meses de calor (entre maio e setembro), as temperaturas ficam entre 20º e 25º.
Importante saber
O período de calor coincide com as férias na Europa. Desse modo, é comum que Bruxelas seja invadida por turistas. Isso, em algumas situações, gera fila na hora de comprar ingressos.
Desse modo, se você for nessa época, eu sugiro que reserve entradas e passeios com antecedência pela internet.
+ Seguro viagem obrigatório
Sim, para entrar na Europa, você precisa contar um seguro viagem internacional. Do contrário, pode ter problemas já na imigração.
Eu sugiro que você procure por um seguro viagem barato no Seguros Promo. Além disso, se você utilizar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha até 15% de desconto. Veja simulação:
Internet ilimitada
Sempre que viajo para fora do Brasil, compro um chip internacional, o qual me oferece internet ilimitada. O chip pode ser retirado em aeroportos ou você pode pedir para recebê-lo em casa pelos Correios – clique aqui para saber mais.
E aí, gostou das dicas sobre o que fazer em Bruxelas em 1 dia? Gostaria de saber mais ou contribuir com alguma informação? Então deixe o seu comentário abaixo.
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram e YouTube.
✈️ VOOS BARATOS: Skyscanner e Kiwi
🛌🏼 HOSPEDAGEM: Booking.com
🏥 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
🎟️ PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
🚍 TRENS E ÔNIBUS: OMIO
💳 CARTÃO INTERNACIONAL: WISE
📲 CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
🚗 ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!