O que fazer na Colômbia

O QUE FAZER NA COLÔMBIA: 17 DICAS IMPERDÍVEIS

Total
0
Shares

    O QUE FAZER NA COLÔMBIA

    Minha impressão do país

    Sabe do que eu mais sentia falta ao chegar na Colômbia? Feijão com arroz!

    Era quase o meu 4º mês de mochilão pela América do Sul, e eu havia provado ótimos pratos na Bolívia, Peru e Equador. Porém, sentia falta do feijão com arroz.

    Então, andando por Cali na busca de um lugar para comer, encontrei um restaurante popular que servia o que os gaúchos chamam de PF (prato feito). Entrei, pedi e comi o prato que, além de barato, era ótimo. Aliás, era quase como, de alguma forma, estar em casa outra vez.

    Bem, a Colômbia tem disso: lembra bastante o Brasil. Além do feijão com arroz, a Colômbia tem lindas praias, selvas, cidades históricas e um povo de fácil amizade, assim como ocorre em terras brasileiras.

    Aliás, esse é um ponto muito bacana: os colombianos são muito amigáveis. Desse modo, você dificilmente ficará sem companhia para um passeio ou para comer algo, por exemplo, se estiver viajando sozinho, como era o meu caso.

    O que fazer na Colômbia: 17 dicas

    Começo destacando que a Colômbia é um país grande. Desse modo, se você quiser conhecer diferentes partes do país, muito possivelmente terá que pegar algum voo, como eu fiz.

    Porém, explico tudo direitinho no artigo a seguir. Assim, você poderá otimizar o seu roteiro de o que fazer na Colômbia a aproveitar ao máximo!

    • l P.S.: caso você tenha alguma dúvida específica, basta perguntar nos comentários! 🙂



    1 BOGOTÁ, A CAPITAL DO PAÍS

    Começo a lista de o que fazer na Colômbia pela capital Bogotá. Aliás, é muito provável que você desembarque na cidade caso chegue ao país voando.

    Desse modo, eu sugiro que você tire pelo menos 1 dia cheio para conhecer alguns pontos turísticos da gigante de quase 8 milhões de habitantes. Trata-se de uma cidade muito bacana e com uma cena cultural bastante forte.

    Por falar em turismo, as principais atrações de Bogotá são:

    • Cerro de Montserrate, que está a 3.100 metros acima do nível do mar e pode ser acessado por teleférico, funicular e até caminhando;
    • Centro histórico, onde estão a linda Catedral de Bogotá, o Museu Botero, o Museu do Ouro, o Palácio Presidencial, a bonita Plaza de Bolívar e o Parque de los Periodistas;
    • Bairro de La Candelária, o qual é composto de ruas estreitas enfeitadas por casinhas de estilo colonial e lindos grafites;
    • Curtir a noite e dançar rumba na Zona T, também chamada de Zona Rosa;

    Então, se você estiver de passagem por Bogotá, não deixe de incluí-la na lista de o que fazer na Colômbia! 🙂

    O que fazer na Colômbia
    A Plaza Bolívar, localizada no centro da capital Bogotá, é rodeada por alguns das mais importantes construções do país
    Cerro de Montserrate Bogotá
    Vista aérea de Bogotá, tirada do alto do Cerro de Montserrate, a 3,1 metros de altitude  (foto: pelleb/Flickr)

    2 SALTO DEL TEQUENDAMA

    As cataratas del Tequendama são uma queda de água de 132 metros de altura, as quais estão a 32 km distante da capital Bogotá (no município de Soacha).

    O interessante é que, ao visitar o lugar, você também pode tirar um tempo para conhecer o Museu Salto de Tequendama Biodiversidad e Cultura, que tem arquitetura francesa e foi construído em 1923.

    Para chegar ao local, você pode tomar o transporte público: um Transmilenio até a estação de San Mateo e, em seguida, um ônibus com os dizeres Charquito – Salto de Tequendama. Além disso, outra opção é contratar um passeio guiado de meio dia (veja mais aqui).

    Salto del Tequendama
    O Salto del Tequendama está localizado a apenas 32 km da capital Bogotá (foto: Louis Caya/Flickr)

    3 ARMÊNIA E O EIXO CAFETEIRO

    Depois de passar por Bogotá, você conta com 2 opções de destino, caso se locomova por terra: Cali, mais ao sul, e o Eixo Cafeteiro mais ao oeste.

    Como Cali não me pareceu uma cidade muito turística, apesar de ser conhecida como a ‘capital mundial da salsa’, decidi seguir o roteiro de o que fazer na Colômbia pelo Eixo Cafeteiro. No entanto, falo mais sobre Cali no decorrer do artigo.

    Então, o Eixo Cafeteiro é uma região composta por 3 departamentos (estados): Caldas (a capital é Manizales), Risaralda (cuja capital é Pereira) e Quindío (a capital é Armenia). Cabe destacar que a região tem esse ‘apelido’ por ser a maior zona produtora do grão na Colômbia.

    Porém, o café não é o único atrativo da região. A zona também é marcada por diversas cidadezinhas de ‘arquitectura antioqueña’, ou seja, com casinhas coloridas de estilo colonial, as quais são quase sempre decoradas com flores nas varandas.

    Entre os povoados, se destacam Filandia, Córdoba, Pijao e Buenavista. Além disso, outro destaque é Salento, próximo ponto na lista de o que fazer na Colômbia.

    No título, sugeri a cidade de Armênia, a qual está a cerca de 10 horas distante de Bogotá em ônibus (veja mais aqui). Isso porque Armênia é o ponto de partida para conhecer os mais bonitos povoados do Eixo Cafeteiro.

    l Como visitar os povoados

    Os deslocamentos para conhecer os povoados podem ser feitos por meio de transporte público ou tour de 1 dia, os quais podem ser contratados em Armênia ou pela internet (veja mais aqui).

    Normalmente, os passeios também incluem visitas a fazendas de café, onde você conhece todo o processo pelo qual passa o grão até o produto chegar à prateleira (veja mais aqui).

    O que fazer na Colômbia
    Casal tocando músicas típicas em Filandia, no Eixo Cafeteiro (foto: Gabriel Linares/Flickr)
    Fazenda de café Colômbia
    No Eixo Cafeteiro, você pode visitar uma fazenda de café e entender todo o processo (foto: Civitatis)

    4 SALENTO E O VALE DE COCORA

    A apenas 26 km ao norte de Armênia, se encontra uma cidadezinha que figura entre as mais lindas do Eixo Cafeteiro: Salento. Além disso, é em Salento onde está uma das grandes atrações turísticas da região: o Vale de Cocora.

    Bem, Salento é uma cidadezinha que, de tão bonita, se destaca entre as mais turísticas do Eixo Cafeteiro.

    Além disso, é em Salento onde se encontra o Vale de Cocora, um vale que abriga palmeiras gigantes que atingem os 70 metros de altura. O lugar ainda é marcado por lindas paisagens, como montanhas e rios, tudo a uma altitude que varia entre 1.800 e 2.400 metros.

    Obviamente, em Salento você também pode apreciar o tradicional café colombiano, assim como visitar fazendas produtoras nos arredores (veja mais aqui).

    Aliás, caso você queira saber mais sobre Salento e o Vale de Cocora, sugiro a leitura do seguinte artigo:

    Salento Vale de Cocora
    As palmeiras gigantes do Vale do Cocora chegam a atingir os 70 metros de altura
    Salento Colômbia
    As ruas de casas coloridas com balcões enfeitados da bonita Salento, o Eixo Cafeteiro

    5 MANIZALES E VULCÕES DO PARQUE NACIONAL LOS NEVADOS

    De Salento, eu sugiro que você pegue um ônibus até Manizales, o qual demora ao redor de 2h30.

    Com quase 500 mil habitantes, Manizales é a capital do departamento de Caldas, e principal ponto de partida para conhecer o Parque Nacional Los Nevados. Exato, na quente Colômbia também é possível visitar lugares a quase 5 mil metros de altitude.

    Cabe destacar que o parque é grande e cheio de atrações. Desse modo, há diversos tipos de passeios, os quais podem durar até 4 dias (se a ideia for conhecer a geleira do vulcão Ruiz, a 5,3 mil metros de altitude).

    No entanto, se você procura algo ‘mais leve’, a minha sugestão é contratar um tour guiado até a geleira do vulcão Santa Isabel. Normalmente, os passeios incluem alimentação, transporte, guia e taxas, e podem ser contratados em agências de turismo em Manizales.

    l O que fazer em Manizales

    Uma vez em Manizales, você pode aproveitar para conhecer também os pontos turísticos da cidade, como o centro histórico (onde está a Catedral), o Parque de la Mujer, o Cemitério de San Esteban (rodeado de palmeiras gigantes). Ainda pode fazer um passeio de teleférico, o qual faz parte do transporte público da cidade.

    Outra dica é visitar os balneários de águas termais. Aliás, tais águas são aquecidas naturalmente por causa da atividade do vulcão Ruiz.

    Nevado Santa Isabel Colômbia
    Durante a caminhada, você chega até a geleira do vulcão Santa Isabel (foto: AVM608/Flickr)

    6 MEDELLÍN E A COMUNA 13

    A minha próxima sugestão de o que fazer na Colômbia é visitar Medellín, a segunda maior cidade do país. Sim, a mesma Medellín que no passado foi a casa do famoso narcotraficante, Pablo Escobar.

    Acontece que nos dias atuais, Medellín é uma das cidades grandes mais seguras da Colômbia, o que voltou a atrair turistas. Aliás, até mesmo uma comunidade que antes era dominada pelo crime organizado, hoje é uma atração turística: a Comuna 13.

    Para quem não sabe, nos tempos de Escobar, a Comuna 13 era a comunidade mais perigosa da cidade mais perigosa do mundo. Ou seja, uma visita ao lugar era algo extremamente improvável.

    Entretanto, o Estado passou a investir mais na comunidade a partir de 2012. Por sua vez, moradores começaram a pintar as casas e, em seguida, chegou o movimento grafiteiro para embelezar os muros com verdadeiras obras de arte. Hoje, a Comuna 13 é o lugar mais visitado por turistas em Medellín.

    l O que mais visitar em Medellín

    Além disso, você pode conferir outros lugares bacanas em Medellín, como:

    • Parque Botero, um parque a céu aberto com 23 esculturas de Fernando Botero, o artista figurativista colombiano mais reconhecido no mundo;
    • Museu de Antioquia, com mais obras de Botero, assim como de outro artista de Medellín: Pedro Nel Gómez;
    • Pueblito Paisa, que retrata a arquitetura dos povoados da região;
    • O teleférico, que todos os dias transporta milhares de pessoas;
    • A badalada noite nos arredores do Parque Lleras;

    Dica: Passeio a pé gratuito pelo centro histórico de Medellín

    Bem, se você quiser saber com detalhes o que fazer em Medellín, sugiro a leitura dos seguintes artigos:

    Fernando Botero Medellín Colômbia
    Espalhadas pelas ruas, as esculturas de Botero se tornaram atrações turísticas de Medellín
    Comuna 13 Medellín Colômbia
    O tour pela Comuna 13 é muito interessante e reflexivo, ou seja, vale muito a pena

    7 GUATAPÉ E A PIEDRA DEL PEÑOL

    Linda, colorida, minimalista e com lindos cenários naturais. Assim é Guatapé, uma pequena cidade (de 5 mil habitantes) localizada a cerca de 2 horas de Medellín.

    Aliás, a cidadezinha de estilo colonial é uma das principais atrações turísticas da região. Desse modo, se você estiver em Medellín, eu realmente indico que faça um passeio de ida e volta de 1 dia.

    Além dos lindos casarões coloridos com flores nas varandas, é em Guatapé onde está La Piedra de Peñol, uma pedra com 220 metros de altura e que pode ser acessada por meio de uma escadaria com mais de 700 degraus.

    • Dica de leitura: se você quiser sabe tudo sobre Guatapé e a Piedra del Peñol, clique aqui e confira o artigo especial [COM VÍDEO] que escrevi sobre a cidade 😉

    Do mesmo modo, você pode ir a Guatapé por conta própria, já que há ônibus frequentes saindo de Medellín.

    Calle del Recurdo Guatapé Colômbia
    Colorida e de estilo colonial, Guatapé é considerada um dos povoados mais bonitos da Colômbia
    Piedra del Penõl Guatapé
    Também é em Guatapé onde está localizada a incrível Piedra del Peñol, a qual tem 220 metros de altura

    8 SANTA MARTA, A CIDADE MAIS ANTIGA DA COLÔMBIA

    Bem, chegou a hora pegar um avião, já que Santa Marta está bem distante de Medellín (cerca de 800 km). Além disso, os voos dentro da Colômbia, quando comprados com antecedência, costumam sair bem em conta (veja mais aqui).

    Banhada pelo mar do Caribe, Santa Marta conta com 500 mil habitantes e foi fundada em 1525, ou seja, abriga algumas das construções mais antigas e históricas da Colômbia.

    Além disso, Santa Marta é o ponto de partida para conhecer o imperdível Parque Tayrona e a bonita Minca (dos quais falo mais a seguir).

    Entre as principais atrações de Santa Marta se destacam as praias Grande, Escondida e El Rodadero; a bonita Catedral (a primeira do país); o Parque de los Novios; as ruas com casinhas coloridas do centro histórico; o Museu do Ouro e a Quinta de San Pedro Alejandrino (onde Simón Bolívar viveu os seus últimos dias);

    Para saber mais sobre Santa Marta, sugiro a leitura do artigo a seguir:

    Catedral de Santa Marta Colômbia
    A Catedral de Santa Marta é a mais antiga da Colômbia (foto: Graciela/Flickr)
    Santa Marta Colômbia
    As praias de Santa Marta não são as mais bonitas da região, mas merecem muito uma visita

    9 O INCRÍVEL PARQUE TAYRONA

    Se você gosta de belezas naturais, então vai se encantar pelo Parque Tayrona, a próxima dica na lista de o que fazer na Colômbia.

    Localizado a 34 km de Santa Marta, o parque é considerado um dos redutos naturais mais importantes da Colômbia por causa da sua sua diversidade natural. Além disso, conta com algumas das mais lindas vistas do mar do Caribe, que banha boa parte da costa colombiana.

    Apesar de ter sido habitado por tribos indígenas por muitos anos, hoje o Parque Tayrona é uma área de preservação ambiental que não possui moradores, com exceção de um pequeno grupo de trabalhadores. Além disso, tampouco é permitida a entrada sem autorização.

    Aliás, quando fui, fiquei 3 dias rodeado pelo barulho do mar e da selva. Foi incrível.

    Então, caso você se interesse pelo Parque, sugiro que leia o artigo que escrevi sobre a experiência:

    O que fazer na Colômbia
    O Parque Tayrona é lindo e merece muito fazer parte da lista de o que fazer na Colômbia

     

    10 MINCA, BELEZA NO MEIO DA SELVA

    Localizado a apenas 15 km do centro de Santa Marta, Minca é um vilarejo que abriga diversas belezas naturais, como cascatas (Marinka e Pozo Azul), trilhas, mirantes, fazendas de café e de cacau e lugares para observar aves.

    O interessante é que você pode ir a Minca por conta própria pegando uma van no Mercado Público de Santa Marta (custa 10 mil Pesos). Aliás, se essa for a sua opção, sugiro dormir pelo menos um dia no local para aproveitar as atrações.

    Além disso, caso queira um pouco mais de comodidade, pode contratar algum tour em Santa Marta ou pela internet (veja mais aqui).

    Minca Santa Marta
    Em Minca, você pode relaxar enquanto curte as belezas da natureza (foto: unsplash)

    11 BURITICÁ, A CIDADE PERDIDA

    Essa dica chega a parecer uma utopia, mas não pode ficar de fora da lista de o que fazer na Colômbia.

    Buriticá, também conhecida como a ‘cidade perdida’, parece mais um cenário de um filme de aventura da Sessão da Tarde. Entretanto, se trata do antigo coração da civilização Tayrona, a qual ocupou a região por volta dos anos 800.

    O interessante é que o lugar somente foi redescoberto em 1972, quando pesquisadores encontraram um caminho no meio da montanha. Resolveram segui-lo e encontraram a relíquia.

    Bem, cabe destacar que somente é possível conhecer a Cidade Perdida por meio de tour guiado, o qual geralmente é conduzido por índios da região. Normalmente, os passeios são de 4 dias e incluem 3 refeições diárias, acomodação na selva, água e lanches, ingressos e transporte (veja mais aqui).

    Ou seja, se você gosta de arqueologia e tem tempo e dinheiro, pode incluir a Cidade Perdida na lista de o que fazer na Colômbia.

    Ciudad Perdida Colômbia
    A Ciudad Perdida foi somente redescoberta em 1972 durante caminhada de pesquisadores (foto: Brice Retailleau/Flickr)
    O que fazer na Colômbia
    A tribo Tayrona ainda habita parte do norte da Colômbia, incluindo a região da Ciudad Perdida (foto: Tobias Ortmann/Flickr)

    12 SALINAS DE GALERAZAMBA

    Localizadas pertinho de Cartagena das Índias, as Salinas de Galerazamba são outra dica de passeio para incluir na lista de o que fazer na Colômbia. Trata-se de um lugar onde o azul do mar encontra o vermelho das águas de um lago de sal.

    A cor do lago é consequência da alta concentração de sal na água somada à presença de algas que liberam substâncias de cores avermelhadas. O fenômeno é muito bonito, e a melhor época para visitar o local é entre dezembro e abril, sendo que o auge ocorre entre os meses de fevereiro e março.

    Para visitar as Salinas de Galerazamba, você pode pegar um ônibus que sai do terminal Berlinas, em Cartagena. Além disso, pode alugar um carro, ir em Uber ou táxi.

    l Vulcão Totumo

    Se você estiver de carro, pode aproveitar para dar um pulo no Vulcão Totumo, o qual está a menos de 10 km distante das Salinas e tem somente 20 metros de altura.

    Aliás, ao visitar o local, você pode submergir na lama do vulcão, a qual conta com propriedades minerais.

    Salinas de Galerazamba Colômbia
    A melhor época para visitar as Salinas é entre dezembro e abril (foto: Jon Aracataca/Flickr)
    Vulcão Totumo Colômbia
    Muitos visitantes aproveitam para ‘tomar banho’ na lama do vulcão (foto: Albert A T/Flickr)

    13 CARTAGENA DAS ÍNDIAS, A CIDADE MAIS LINDA DO PAÍS

    Como eu disse no artigo que escrevi sobre a cidade, eu moraria em Cartagena das Índias.

    Não sei explicar, mas a cidade tem uma energia boa no ar e uma gente bonita que sorri o tempo todo. Além disso, Cartagena conta com diversos atrativos turísticos naturais e históricos. Não à toa, é a que mais recebe turistas na Colômbia.

    Fundada em 1533, Cartagena é a quinta maior cidade da Colômbia, e conta com ao redor de 1 milhão de habitantes. É marcada pelas ruas de casas coloridas e flores nas varandas.

    Além disso, Cartagena é conhecida como a “Cidade Murada”, o que não é por acaso. Cartagena possui uma das mais conservadas muralhas do chamado “novo mundo”. Ao todo, são 11 km de muros que cercam toda a antiga cidade.

    Motivo: durante a ocupação espanhola, praticamente todos os minérios (ouro e prata, por exemplo) explorados nas colônias da América do Sul saíam pelo porto de Cartagena. Desse modo, a cidade virou alvo de piratas e de então adversários europeus, como ingleses, franceses e holandeses.

    Para chegar em Cartagena, você pode pegar um voo, caso esteja distante (veja mais aqui).

    Além disso, tomar um ônibus, se estiver em Santa Marta, cidade que está 225 km distante (veja mais aqui).

    Se você quiser saber sobre tudo o que há para fazer em Cartagena, eu sugiro a leitura dos artigos abaixo:

    Castelo de San Felipe Cartagena Colômbia
    O Castelo de San Felipe, em Cartagena, é a maior construção espanhola no chamado “Mundo Novo”
    Onde ficar em Cartagena
    Cartagena é uma cidade linda, colorida e cheia de história, a qual merece muito mesmo ser visitada

    14 A PARADISÍACA ILHA DE SAN ANDRÉS

    Cercada por águas com diversos tons de azul que banham faixas de areia branca, San Andrés é uma ilha que está mais próxima da Nicarágua do que da Colômbia.

    Com apenas 70 mil habitantes, San Andrés é muito buscada, inclusive por brasileiros, já que os preços são considerados acessíveis quando comparados com outros destinos caribenhos.

    Entre as principais atrações da ilha, se destacam os mergulhos; a famosa praia de Spratt Bight; os parques Johnny Cay e Regional Mangle Old; a ilha de Rocky Cay; santuários selvagens; as arraias de Cayo Acuario e os passeios de barco junto ao pôr do sol.

    Para chegar a San Andrés, a única maneira é voando. Aliás, se você estiver na Colômbia, saiba que há voos diretos saindo de Bogotá, Medellín e Cartagena das Índias (veja mais aqui).

    Caso esteja no Brasil, necessita pegar um voo com escala em Lima (Peru), Bogotá (Colômbia) ou Cidade do Panamá (Panamá).

    San Andrés Colômbia
    A paradisíaca ilha de San Andrés é um dos principais destinos turísticos da Colômbia (foto: Pixabay)

    15 CALI, ARTE E SALSA POR TODA PARTE

    Como eu disse antes, Cali não é, necessariamente, uma cidade turística. Entretanto, conta com diversas atrações, com destaque para a salsa. Aliás, a cidade é considerada a capital mundial da dança. Além disso, Cali é uma cidade bacana e cheia de expressões culturais.

    Entre os principais pontos turísticos de Cali, uma cidade com 2,5 milhões de habitantes, se destacam: o bonito e alegre bairro de San Antonio; o centro histórico; o Boulevard do Rio; o Cristo Rey e o Morro das 3 Cruzes.

    Para chegar a Cali, você pode pegar um ônibus ou um avião em Bogotá.

    Se você quiser saber mais sobre o que fazer em Cali, pode ler o artigo a seguir:

    Igreja La Ermita Cali Colômbia
    A Igreja La Ermita é uma das mais belas construções do centro de Cali

    16 SANTUARIO DE NUESTRA SEÑORA DE LAS LAJAS

    Localizado quase na fronteira com o Equador, o Santuário de Nuestra Señora de las Lajas é outra dica de o que fazer na Colômbia.

    De estilo gótico, o santuário foi construído sobre uma ponte de 17 metros de altura que cruza o rio Guaitara, na cidade de Ipiales. Apesar de a construção da igreja ter começado em 1916, o local é um espaço de peregrinação e turismo desde o século 18.

    Para visitar o santuário, considerado o mais bonito do país, você precisa se deslocar até a cidade de Ipiales. Lá, pega uma van coletiva no Terminal de Colectivos de Ipiales (o trajeto é de apenas 10 km).

    Santuário de Nuestra Señora de las Lajas
    O santuário é considerado o mais bonito de toda a Colômbia (foto: Juan José De La Torre León/Flickr)

    17 CAÑO CRISTALES, O RIO DAS 5 CORES

    A minha última sugestão de o que fazer na Colômbia é visitar o impressionante Caño Cristales, também conhecido como o “Rio das 5 cores”: amarela, verde, azul, preta e vermelha.

    Localizado na serra La Macarena, o rio é considerado um dos mais bonitos do mundo, e suas cores são provenientes das diferentes algas que se reproduzem em suas águas doces.

    O bacana é que os visitantes podem até se banhar nas águas do rio, desde que não seja onde as algas se reproduzem. Desse modo, a beleza, que atinge o auge entre junho e novembro, é preservada.

    Porém, chegar até o lugar é um pouquinho difícil e carro. Isso porque é necessário pegar um avião em Bogotá, Medellín ou Villavicencio até a cidade de La Macarena.

    Entretanto, as companhias aéreas operam somente durante a temporada, ou seja, no segundo semestre. Então, se você for no primeiro semestre (o que não vale a pena), terá que pegar ônibus ou alugar um carro.

    Caño Cristales Colômbia
    Conhecido como o Rio das 5 Cores, o Caño Cristales é incrivelmente lindo (foto: juanroa1/Flickr)
    O que fazer na Colômbia
    Caño Cristales: a minha última dica de o que fazer na Colômbia (foto: Pedro Szekely/Flickr)

    O que é imperdível

    Isso depende muito do tempo que você tem disponível para conhecer a Colômbia.

    Entretanto, eu diria que vale muito a pena conhecer Cartagena, Parque Tayrona, Eixo Cafeteiro, Salento e o Vale de Cocora, San Andrés, Medellín/Guatapé. Além disso, se você voar a Bogotá, dedique 2 dias à cidade.

    Obviamente, o Caño Cristales é imperdível, porém, chegar lá custa caro e exige um certo empenho.

    O que posso pular

    Se você tiver somente 1 dia para visitar o Parque Tayrona, eu diria para pular (o ideal são 3 dias).

    Além disso, caso esteja com a agenda apertada, pode deixar Cali, o vulcão Santa Isabel, o Santuário de Nuestra Señora de las Lajas e as Salinas de Galerazamba para uma próxima oportunidade.

    Quando visitar a Colômbia

    A Colômbia é um país grande, ou seja, a época depende muito da região que você pretende visitar:

    Se você vai conhecer a região de Cartagena (Parque Tayrona, Salinas de Galerazamba e Santa Marta), a melhor época é entre dezembro e abril, quando chove pouco;

    Em Bogotá e Medellín, o período de sol ocorre entre junho e agosto e entre dezembro e abril;

    Já em San Andrés, localizada no Caribe, o período de sol prevalece entre dezembro e abril, assim como entre julho e agosto;


    Quantos dias ficar

    Então, isso depende do que você pretende visitar no país, por exemplo:

    Se fizer uma parada em Bogotá e seguir para visitar Cartagena, Parque Tayrona, Santa Marta e Salinas Galerazamba, acredito que necessitará de 7 a 9 dias. Se incluir San Andrés no roteiro, reserve pelo menos mais 3 dias;

    Para o Eixo Cafeteiro, Salento e Vale do Cocora, eu sugiro pelo menos 4 dias. Além disso, se você incluir o vulcão Santa Isabel, Medellín e Guatapé, acrescente outros 4;

    Agora, se você pretende fazer o roteiro completo sugerido no artigo, reserve entre 25 e 30 dias;

    Fique atento: como eu disse antes, a Colômbia é um país grande. Desse modo, na hora de montar o roteiro, fique atento ao tempo que se perde em locomoção.

    Onde se hospedar na Colômbia

    O bacana é que as cidades turísticas da Colômbia contam com opções de todos os tipos, de hostels a hotéis luxuosos. No meu caso, tenho 2 buscadores favoritos:

    Se trata do buscador mais utilizado no mundo, o qual oferece opções para todos os gostos e bolsos.  

    Vantagem: se você concluir 2 estadias pelo Booking.com no período de 2 anos, se torna um usuário Genius 1 (10% de desconto nas estadias seguintes). Se concluir 5 estadias em 2 anos, vira Genius 2 (10 a 15% + café da manhã grátis).

    Por meio da plataforma, é possível reservar um quarto ou um espaço inteiro em praticamente todos os lugares do mundo.

    Vantagem: novos usuários ganham um bônus de até R$ 350 na primeira reserva pelo Airbnb. O desconto pode ser utilizado na hora de pagar pela estadia.

    + Seguro Viagem Internacional

    Eu super indico que você compre um seguro viagem barato ao viajar América do Sul. Isso pelo fato de se tratar de turismo de aventura, o qual envolve riscos. Além disso, ainda tem o lance da altitude.

    Eu sempre compro o meu seguro utilizando o buscador Seguros Promo, que oferece opções baratas e personalizadas. Além disso, se você usar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha até 15% de desconto.

    Veja uma simulação:

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    MTA 15 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein MTA 15 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein
    Assistência médica USD 15.000
    Bagagem extraviada USD 400 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    ITA 20 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein ITA 20 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein
    Assistência médica USD 20.000
    Bagagem extraviada USD 1.250
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    Affinity 35 Latam +Covid19 Affinity 35 Latam +Covid19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Como se locomover pelo país

    Se você tem tempo para conhecer as sugestões de o que fazer na Colômbia, pode se locomover em ônibus, como eu fiz. Aliás, os veículos são bons e custam muito menos do que no Brasil.

    • Onde buscar ônibus: o meu site preferido é o Bookaway, que oferece diversas opções para cada destino.

    Agora, se você tem pressa, pode comprar alguns voos internos, como entre Lima e Cusco, por exemplo.

    • Onde buscar voos: nesse caso, os meus buscadores são o Skyscanner e o Kiwi, os quais são bem completos e confiáveis!

    Vale a pena alugar um carro?

    Se você viaja acompanhado, alugar um carro pode ser uma boa, principalmente para conhecer as cidadezinhas do Eixo Cafeteiro. Desse modo, você pode ainda incluir Medellín e Guatapé no roteiro, por exemplo.

    Ou seja, pode alugar um carro em Bogotá, passar pelo Salto Tequendama, seguir para o Eixo Cafeteiro e entregar o veículo em Medellín.

    Se você visitar somente a região de Cartagena, acho que pode se virar muito bem com ônibus, Uber e táxi.

    l Onde buscar carro

    Nesse caso, eu sugiro que você busque por um carro no site da Rentcars, o maior e mais confiável do mundo.

    Além disso, você pode reservar um carro antes de sair do Brasil, o que evita o pagamento do IOF (6,38% sobre transações internacionais). O site ainda permite pagar em até 12x sem juros no cartão de crédito (veja mais aqui).


    Documentos e vacinas

    Documentos para entrar na Colômbia

    • RG (com menos de 10 anos) ou
    • Passaporte (faltando pelo menos 6 meses para vencer)

    Idioma: Espanhol

    Fuso Horário: 2h a menos que o horário oficial de Brasília

    Segurança: As cidades menores são relativamente tranquilas. É preciso ficar mais atento em Bogotá e Medellín

    Moeda oficial: Peso Colombiano

    Vacinas: há recomendação da vacina contra a febre amarela

    Como combater a altitude

    Bogotá está a 2,6 mil metros acima do nível do mar, enquanto o vulcão Santa Isabel está a 4,7 mil. Desse modo, é possível que você sinta alguns sintomas causados pela altitude, como: um pouco de dor de cabeça, nariz seco e leve dificuldade para respirar.

    Mas que fique claro: isso não ocorre o tempo todo.

    l Como combater a altitude?

    Compre comprimidos contra a altitude, os chamados “sorojchi pills”. Você os encontra em em farmácias, e o preço gira em torno de 10 mil Pesos. Ah, leve junto um umidificador para o nariz e creme hidratante, já que a pele fica bastante seca.


     

    Dicas finais para o seu roteiro

    Para conhecer tudo com detalhe e, assim, decidir o que você pretende visitar na Colômbia, eu sugiro que dê uma lida nos artigos abaixo. Desse modo, será mais fácil planejar um roteiro de acordo com o tempo que você tem disponível.


    E aí, gostou das dicas de o que fazer na Colômbia? Quer saber mais? Então, deixe um comentário! 🙂


    SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS

    Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.

     

    ORGANIZE A SUA VIAGEM

     

    VOOS BARATOS: Skyscanner, Passagens Promo e Kiwi

    HOSPEDAGEM: Booking.com e Airbnb

    SEGURO VIAGEM: Seguros Promo

    PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide

    CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado

    ALUGUEL DE CARRO: Rentcars

     

    VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO 

    Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.

    Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!

    Total
    0
    Shares
    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    You May Also Like