Confira tudo sobre o que fazer em Praga, a capital da República Tcheca
Olha, tenho que dizer que Praga é uma cidade linda, de arquitetura fascinante. Com um uma história milenar, Praga foi governada por várias dinastias e impérios, incluindo os reis da Boêmia, os Habsburgos austríacos, os nazistas e os comunistas.
Desse modo, encontrar o que fazer em Praga é tarefa fácil, já que a capital conta com prédios históricos, castelos, igrejas e pontes que datam de diferentes épocas. Além disso, é marcada por um estilo arquitetônico único que combina elementos românticos, góticos, barrocos e renascentistas.
Ah, e a lista de o que fazer em Praga ainda conta com atrações noturnas, passeios nos arredores, gastronomia e muito mais.
Importante saber: além das dicas de o que fazer em Praga, também deixo dicas de quando ir, o que levar, onde comprar um seguro obrigatório barato e ainda sugestões de hospedagem!
Um pouco sobre Praga
Praga, hoje capital da República Tcheca, já era capital da antiga Tchecoslováquia, um país que existiu entre 1918 e 1992: era a união com o atual país da Eslováquia.
Com pouco mais de 1,3 milhão de habitantes, Praga é a cidade mais importante e uma das mais populares na região central da Europa.
Possui inverno frio e verão quente, transporte público eficiente, é segura e o inglês é bastante falado nas áreas turísticas, apesar de o idioma oficial ser o tcheco.
A seguir, a lista com 27 dicas de o que fazer em Praga.
1) Praça da Cidade Velha
A primeira dica de o que fazer em Praga é conhecer a famosa Praça da Cidade Velha.
A Praça da Cidade Velha é palco de vários eventos e festivais ao longo do ano, incluindo o Mercado de Natal de Praga, que é um dos maiores e mais famosos da Europa, marcado pela linda decoração.
Além disso, a praça também é um ponto de partida popular para passeios turísticos pela cidade, incluindo tours de charrete e caminhadas guiadas.
Aliás, na praça estão alguns dos pontos turísticos mais populares de Praga, como a Torre do Relógio Astronômico, a igreja de São Nicolau, o Palácio Goltz-Kinsky e a Casa de Pedra.
Dá uma conferida: no centro da praça, há uma estátua de Jan Hus, um líder religioso tcheco que foi queimado na fogueira por suas crenças no século XV – a estátua foi erguida em sua homenagem em 1915.
2) Relógio Astronômico
Como mencionei acima, o Relógio Astronômico de Praga é uma atração turística muito popular e um dos mais antigos e famosos relógios astronômicos do mundo. Aliás, ele faz parte do antigo prédio da prefeitura de Praga e possui uma torre de onde você tem uma vista linda da capital.
Para se ter uma ideia, o relógio foi construído no início do século XV, sendo um exemplo impressionante da engenharia medieval. Aliás, o relógio conta com um mostrador principal que exibe a hora, a posição do Sol e da Lua no céu, a fase da Lua e as constelações zodiacais (há também um mostrador menor que exibe o calendário).
Além disso, uma das atrações mais populares do relógio é a exibição das figuras animadas que ocorre a cada hora (quando o relógio marca a hora cheia, as portas se abrem e as figuras dos Apóstolos desfilam em frente às janelas).
Ainda há outras figuras se movem, como a Morte, que toca um sino para anunciar a hora, e um Turco, que representa o pecado e o prazer mundano.
- Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 18h
- Preço da entrada: para subir a torre, o preço é de 130 CZK (Coroa Tcheca)
3) Palácio Kinský
O Palácio Kinský é um edifício barroco também localizado na Praça da Cidade Velha, e foi construído no final do século 17 pelo arquiteto Kilian Ignaz Dientzenhofer – é considerado um dos mais belos exemplos de arquitetura barroca na cidade.
Aliás, o palácio pertencia à família nobre Kinský, que era uma das mais influentes e ricas famílias da época. No entanto, durante a Segunda Guerra Mundial, o palácio foi confiscado pelos nazistas e usado como sede da Gestapo. Após a guerra, foi nacionalizado e usado como sede do Ministério das Relações Exteriores.
Nos dias atuais, o Palácio Kinský abriga a Galeria Nacional de Praga, que exibe uma coleção de arte tcheca e europeia dos séculos 14 a 19.
Além disso, o palácio é um exemplo impressionante de arquitetura barroca, com uma fachada ornamentada com esculturas e afrescos.
- Horários de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h
- Preço da entrada: 250 CZK
4) Casa de Pedra
Ainda na Praça da Cidade Velha você encontra a Casa de Pedra, mais uma dica de o que fazer em Praga. Aliás, a casa é um dos prédios mais antigos da praça, datando do século 13, sendo considerado um importante marco histórico e cultural da cidade.
A Casa de Pedra, que tem arquitetura medieval, já foi residência, escritório, loja e até mesmo uma prisão – durante a Segunda Guerra Mundial, foi usada como quartel-general da Gestapo.
Hoje, a Casa de Pedra abriga o Museu do Livro de Praga, que exibe uma coleção de livros raros e manuscritos, incluindo a primeira impressão da Bíblia de Gutenberg em tcheco.
- Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h
- Preço da entrada: 200 CZK
5) Igreja de São Nicolau de Staré Město
Antes de mais nada, é preciso destacar que há 2 igrejas famosas com o mesmo nome em Praga: São Nicolau. No entanto, elas estão localizadas em zonas diferentes.
A igreja de São Nicolau de Staré Město, igualmente localizada na Praça da Cidade Velha, foi construída entre os séculos 17 e 18. Aliás, se trata de uma das igrejas mais altas e mais importantes da capital da República Tcheca.
Um fato interessante é que durante o período comunista na Tchecoslováquia, a igreja foi fechada ao culto e usada para outros fins, como armazém de alimentos. Após a Revolução de Veludo em 1989, a igreja foi devolvida à Igreja Católica e restaurada para seu uso religioso.
- Horário de funcionamento: das 9h às 18h
- Preço da entrada: 100 CZK
6) Torre da Pólvora
A 8 minutos caminhando da Praça da Cidade Velha você encontra a Torre da Pólvora, mais uma dica de o que fazer em Praga. Aliás, a torre é uma das mais antigas e notáveis da capital tcheca.
A Torre da Pólvora foi construída no século 15 como uma das 13 torres da muralha da cidade de Praga. A torre foi usada como um depósito de armas e pólvora durante séculos, e também serviu como uma prisão no século 17.
Aliás, a torre está localizada na bonita Praça da República (Náměstí Republiky), onde você encontra cafeterias e restaurantes, por exemplo.
O bacana é que a Torre da Pólvora é um exemplo impressionante da arquitetura medieval, com suas paredes grossas, torres defensivas e ponte levadiça. Além disso, a torre abriga um museu de armas históricas, com exposições que remontam à Idade Média.
- Horários de funcionamento: diariamente, das 10h às 18h (de novembro a fevereiro) – de abril a outubro, até às 22h
- Preço da entrada: 100 CZK
7) Museu do Comunismo
Bem, não entro aqui no mérito ideológico, mas, sim, da história da capital. Desse modo, resolvi incluir o Museu do Comunismo na lista dos pontos turísticos de Praga.
O museu apresenta a história do país durante o período de regime comunista, que durou de 1948 a 1989. Aliás, o lugar tem várias exposições interativas que mostram a vida cotidiana sob o regime comunista, incluindo propaganda, roupas, objetos e até uma cela de prisão.
Além disso, abriga também uma exposição com imagens, vídeos e documentários que mostram a história da Tchecoslováquia durante o período comunista.
O interessante é que o museu oferece visitas guiadas em inglês, alemão, espanhol, francês e tcheco, assim como tem um café que serve comida e bebidas típicas da época comunista.
- Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 21h
- Preço da entrada: 290 CZK
8) Praça Venceslau
Também conhecida como a “Praça da Cidade Nova”, a Praça Venceslau é uma das mais icônicas e movimentadas do centro de Praga.
Aliás, durante o regime comunista, a praça foi um local de protestos e comemorações, incluindo o famoso protesto da Primavera de Praga em 1968. Além disso, a praça também é famosa por ser o local do assassinato de Jan Palach em 1969, um estudante universitário que se imolou em protesto contra a invasão soviética.
É importante destacar que a Praça da Cidade Nova é um importante centro comercial, com lojas, restaurantes e hotéis ao redor.
#DicaVidaNaMala | O seguro viagem internacional é obrigatório para entrar na República Tcheca. Aliás, a cobertura mínima exigida é de 30 mil Euros e, caso você não tenha um, pode ter problemas logo na imigração. No entanto, a parte boa é que os leitores do Vida Na Mala tem até 15% de desconto na compra de planos internacional, os quais podem ser parcelados em até 6 vezes! Para saber mais, clique aqui!
9) Museu Nacional da República Tcheca
Bem pertinho da Praça Venceslau está o Museu Nacional da República Tcheca, mais uma sugestão de o que fazer em Praga.
Aliás, o museu foi fundado em 1818, sendo um dos mais importantes da capital da República Tcheca – abriga coleções de artefatos e exposições que cobrem a história, a cultura e a natureza do país.
Além disso, o museu inclui também a exposição de esqueletos de dinossauros, a exposição sobre a história da música tcheca e a exposição de joias da Idade Média.
- Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 18h (até às 19h nos sábados e domingos)
- Preço da entrada: 250 CZK
CONFIRA ALGUNS PASSEIOS GRÁTIS POR PRAGA
- Free tour pela Cidade Velha e Bairro Judeu
- Passeio grátis pelos mistérios de lendas de Praga
- Tour grátis pela Cidade Nova de Praga
- Passeio grátis pelo complexo do Castelo de Praga
10) Ópera Estatal
Sabe o que é bacana? É que a Ópera Estatal de Praga é uma das mais conhecidas da Europa, mas conta com preços beeem atrativos 🙂
Bem, o lugar conta com apresentações desde 1888, com espetáculos que incluem óperas de Mozart, Verdi, Puccini e Dvořák, bem como produções de balé clássico como “O Quebra-Nozes” e “Giselle”.
Aliás, há espetáculos quase todos os dias (de ópera e balé), com preços bem atrativos: a partir dos 100 CZK – o horário de funcionamento depende da atração.
11) Busto Franz Kafka
Agora, a minha sugestão é que você comece a caminhada em direção ao Rio Moldava. No trajeto, está mais uma dica de o que fazer em Praga: visitar o busto de Franz Kafka, um dos mais famosos escritores tchecos da história (apesar de escrever em alemão).
Bem, o busto de Franz Kafka foi criado pelo artista tcheco Jaroslav Róna e inaugurado em 2003, em homenagem ao 120º aniversário de nascimento do autor. Aliás, a obra está localizada na rua Dusni, no Bairro Judeu de Praga, onde Kafka nasceu e passou grande parte de sua vida.
O busto é feito de bronze e tem 3 metros de altura, retratando a cabeça de Kafka emergindo do chão – como se ele estivesse se esforçando para sair de sua própria existência e entrar no mundo.
12) Escultura Sigmund Freud
Essa é outra estrutura famosa em Praga, a qual atrai a atenção dos turistas pela posição que está: pendurada.
A obra é de autoria do artista tcheco David Cerny, e foi inaugurada em 1996 com o intuito de celebrar os 150 anos de aniversário do “pai da psicanálise”. Aliás, a obra tem 2,5 metros de altura e pesa quase meia tonelada.
Significado: a escultura de Freud é muitas vezes interpretada como uma reflexão sobre a psicologia e a mente humana. Aliás, a imagem de Freud pendurado de cabeça para baixo é, para muitos, uma metáfora para a maneira como a psicanálise de Freud virou de cabeça para baixo a compreensão tradicional da mente humana.
A escultura está localizada na rua Husova Street, bem pertinho do Bairro Judeu, o próximo ponto da lista de o que fazer em Praga.
13) Clementinum
A próxima dica de o que fazer em Praga é visitar o Clementinum, o segundo maior complexo arquitetônico de Praga (somente atrás do Castelo). Aliás, o lugar é considerado um dos mais notáveis edifícios históricos da cidade e abriga uma biblioteca, uma igreja e uma galeria de arte.
O Clementinum foi originalmente construído no século XI como um mosteiro dominicano. Porém, ao longo dos séculos, o complexo passou por expansões e reformas, assumindo seu atual estilo barroco durante o século XVIII.
Entre os destaques do complexo estão a Biblioteca Nacional (uma das mais antigas e importantes da República Tcheca); a Torre Astronômica (onde você pode subir para desfrutar de uma vista panorâmica de Praga); a Igreja de São Clemente e a Capela dos Espelhos (que conta com dezenas de espelhos no teto e nas paredes).
- Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 18h (fecha mais cedo no inverno)
- Preço da entrada: 300 CZK
14) Bairro Judeu
O bairro judeu de Praga, conhecido como Josefov, tem uma rica história e cultura judaicas. Aliás, o bairro existe desde o século 13 e foi o lar de uma das maiores comunidades judaicas da Europa, tendo sido reintegrado à cidade somente em 1850.
Durante séculos, os judeus foram segregados do resto da cidade e, apesar de várias perseguições e expulsões, mantiveram suas tradições e cultura.
Aliás, isso faz com que o bairro abrigue diversas atrações históricas, como a Sinagoga Velha-Nova (a mais antiga sinagoga ainda em uso na Europa). Além disso, no bairro você ainda encontra as sinagogas Espanhola e a Maisel.
Outro ponto bastante visitado no bairro é o cemitério judeu, onde as sepulturas são empilhadas em camadas. Não deixe ainda de conferir o Museu Judaico de Praga, que abriga uma coleção impressionante de artefatos e objetos relacionados à cultura judaica.
Alimentação: a comida judaica é uma das atrações do bairro, com pratos tradicionais como o goulash, sopa de cebola e o knedlíky (uma espécie de bolinho de pão).
15) Ponte Charles
Para conhecer as atrações turísticas de Praga que se encontram do outro lado do Rio Moldava, você pode cruzar a famosa a Ponte Charles, a qual é decorada com 30 estátuas de santos e oferece vistas espetaculares do rio. Ah, é importante destacar que as obras são cópias (as originais estão no Museu Nacional de Praga).
Aliás, a Ponte Charles é um dos marcos mais famosos de Praga, com uma história que remonta o século 14. Possui 500 metros de comprimento com 10 de largura.
Desejo: o santo tcheco São João Nepomuceno foi jogado da Ponte Charles. Aí, dizem que se você fizer um pedido colocando a mão esquerda na estátua, o pedido é realizado!
#DicaVidaNaMala | O seguro viagem internacional é obrigatório para entrar na República Tcheca. Aliás, a cobertura mínima exigida é de 30 mil Euros e, caso você não tenha um, pode ter problemas logo na imigração. No entanto, a parte boa é que os leitores do Vida Na Mala tem até 15% de desconto na compra de planos internacional, os quais podem ser parcelados em até 6 vezes! Para saber mais, clique aqui!
16) Museu Kafka
Ao atravessar a Ponte Charles, eu sugiro que você tire um tempinho para conhecer o Museu Kafka, que é dedicado à vida e obra do escritor tcheco.
Aliás, o Museu Kafka foi inaugurado em 2005, e apresenta uma visão única do mundo literário e psicológico do autor: conta com uma série de exposições interativas, incluindo uma exposição sobre a vida e obra do escritor, uma exposição de cartas e manuscritos originais e uma exposição interativa sobre a interpretação da obra de Kafka.
Além disso, um destaque é a reconstrução da sala de estar de Kafka, uma série de filmes e animações baseados em sua obra, e uma exposição interativa de seu famoso conto “A Metamorfose”.
- Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 18h
- Preço da entrada: 260 CZK
17) Palácio e Jardim Wallenstein
Mais uma atração bastante popular em Praga é o Palácio e Jardim Wallenstein, que foi construído no início do século 17 para o Conde Albrecht von Wallenstein, um general austríaco que serviu o imperador durante a Guerra dos Trinta Anos.
Aí, após a morte de Wallenstein, o palácio passou por vários proprietários e foi utilizado para uma variedade de fins, incluindo como quartel-general militar e como prisão.
Aliás, o palácio é um exemplo notável da arquitetura barroca, com muitos detalhes decorativos e afrescos em seu interior. Além disso, tem na Sala dos Cavaleiros uma das atrações principais – o lugar ainda conta com uma capela, uma biblioteca e vários salões e salas de jantar.
Visite os jardins
O Palácio Wallenstein também é famoso por seus belos jardins, que se estendem por uma área de cerca de 26.000 metros quadrados. Aliás, o jardim apresenta várias fontes e esculturas, incluindo uma escultura de Hércules e Anteu.
- Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 19h
- Preço da entrada: grátis
18) Igreja de São Nicolau de Malá Strana
Bem, essa é mais uma igreja chamada São Nicolau, mas está localizada no bairro de Malá Strana (conhecido como Cidade Pequena), um dos mais bonitos da capital.
Para se ter uma ideia, a construção começou no século 13 e foi originalmente projetada em estilo gótico. No entanto, foi reconstruída no século 18 em estilo barroco. Aliás, hoje é considerada a obra barroca mais bonita da capital da República Tcheca.
Além disso, a igreja foi usada como um templo protestante durante a década de 1950, mas foi devolvida à Igreja Católica em 1993.
- Horários de funcionamento: diariamente, das 9h às 16h (em alguns meses, até às 17h)
- Preço da entrada: grátis – 100 CZK para subir o Campanário (que oferece uma vista linda)
19) Castelo de Praga
O Castelo de Praga é um dos principais pontos turísticos da capital tcheca, ou seja, precisa estar na lista de o que fazer em Praga.
Bem, se trata de uma das maiores e mais antigas fortalezas do mundo, a qual foi fundada no século 9. Aliás, o castelo é composto por várias construções históricas, incluindo a Catedral de São Vito, o Palácio Real, a Basílica de São Jorge e a Torre da Pólvora.
Durante a história, o castelo foi a residência dos governantes por mais de mil anos, e hoje é a residência oficial do presidente da República Tcheca.
Além das atrações do castelo em si, o complexo ainda possui muitos pátios, jardins e vistas panorâmicas da cidade – abriga também vários museus, como o Museu Nacional da Boêmia e o Museu da Música.
- Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 22h – monumentos das 9h às 16h
- Preço da entrada: 250 CZK (o ingresso inclui a Catedral de São Vito, o Palácio Real, a Basílica e a Rua do Ouro)
20) Rua do Ouro
A Rua do Ouro (em tcheco, Zlatá ulička) é uma pequena rua pitoresca localizada no Castelo de Praga, a qual faz parte das atrações turísticas da capital.
Aliás, a Rua do Ouro é do século 16, quando pequenas casas foram construídas para abrigar os arqueiros do Castelo de Praga – mais tarde, a rua abrigou artesãos e alquimistas.
Nos dias atuais, a rua é um destino turístico popular por suas casas coloridas e lojas de souvenirs. Aliás, uma das casas mais famosas é a Casa de Franz Kafka, onde o famoso escritor tcheco viveu por um tempo. Além disso, há um pequeno museu que mostra como eram as casas na época em que a rua era habitada pelos arqueiros.
- Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 22h
- Preço da entrada: 250 CZK (o ingresso inclui o Castelo, a Catedral de São Vito, o Palácio Real e a Basílica)
21) Catedral de São Vito
A seguinte sugestão de o que fazer em Praga é conhecer a Catedral de São Vito, uma das mais importantes atrações turísticas de Praga. Aliás, a catedral é um dos mais notáveis exemplos da arquitetura gótica na Europa.
A Catedral de São Vito foi fundada no século 19, mas sua construção foi concluída apenas no século 20.
Dentro da catedral é possível visitar joias da coroa tcheca. Além disso, ainda dá para subir a torre da igreja, que oferece uma bela vista panorâmica.
- Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 18h (domingos, das 12h às 18h)
- Preço da entrada: 250 CZK (o ingresso inclui o Castelo, a Rua do Ouro, o Palácio Real e a Basílica)
22) Palácio Real
O Palácio Real de Praga é um grande complexo de palácios localizado dentro do Castelo de Praga. Aliás, o palácio foi construído no século 9, e foi a residência dos governantes da região por muitos séculos. Ao longo dos anos, o palácio passou por várias reformas e reconstruções, resultando em uma mistura de estilos arquitetônicos, incluindo românico, gótico e barroco.
Entre os destaques do palácio estão o Salão Vladislav, uma enorme sala de banquetes com teto abobadado e uma coleção de armas antigas; a Basílica de São Jorge (uma igreja românica do século 12); e o Tesouro da Boêmia, que abriga as joias da coroa tcheca.
Ou seja, vale a pena incluir na lista de o que fazer em Praga.
- Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 22h – monumentos das 9h às 16h
- Preço da entrada: 250 CZK (o ingresso inclui a Catedral de São Vito, o Castelo de Praga, a Basílica e a Rua do Ouro)
23) Muro em homenagem a John Lennon
Mais uma atração turística de Praga é o muro pintado em homenagem ao ex-integrante dos Beatles, assassinado em Nova Iorque em 8 de dezembro de 1980. Aliás, muitos fãs passam para o local para prestar homenagens
O muro surgiu justamente em 1980, após a morte de Lennon, quando jovens tchecos começaram a escrever mensagens de paz e liberdade no local. Na época, a Tchecoslováquia estava sob regime comunista e essas mensagens eram uma forma de protesto contra a opressão do governo.
Aí, nos anos seguintes, o muro se tornou um símbolo da resistência e da liberdade de expressão. O governo comunista tentou apagar as mensagens várias vezes, mas elas sempre voltavam. Em 1988, o muro foi oficialmente reconhecido como um monumento cultural e hoje é um dos principais pontos turísticos de Praga.
24) Parque Kampa
Se você foi visitar o muro em homenagem ao John Lennon, aproveita para dar uma passadinha no bonito Parque Kampa, que está pertinho 😉
Aliás, o parque está localizado na ilha Kampa, sendo cercado pelo rio Moldava. Além disso, tem como atrações as suas casas históricas e vistas deslumbrantes da Ponte Charles e do Castelo de Praga.
O bacana é que o Parque Kampa é um local tranquilo e arborizado, com muitas áreas verdes para caminhar e relaxar. Além disso, abriga diversas esculturas e monumentos, incluindo a famosa estátua dos bebês gigantes, criada pelo artista David Černý.
O parque ainda conta com o Museu Kampa, que apresenta uma coleção de arte moderna e contemporânea da Europa Central, e a Casa Werich, um teatro e museu dedicado ao ator e escritor tcheco Jan Werich.
25) Monte e Torre Petrin
Localizado a 140 metros acima do nível do rio Moldava, o Monte Petrin oferece lindas vistas da capital da República Tcheca.
Mas se você quer uma vista panorâmica ainda mais bacana, a dica é subir à Torre Petrin, que tem 60 metros de altura. Aliás, ao visitar a torre, você notará a semelhança da construção com a Torre Eiffel, o que não é por acaso.
A Torre Petrin foi erguida em 1891 (apenas dois anos depois da famosa torre francesa) para a Exposição Nacional de Praga.
Importante saber: a melhor maneira de chegar ao topo do monte é utilizando o funicular (custa entre 25 e 32 CZK).
- Horário de funcionamento da torre: das 10 às 18h (novembro a fevereiro), das 10h às 20h (março e outubro), e das 10h às 22h (abril a setembro)
- Preço da entrada: 150 CZK (+ 60 do elevador)
26) Mosteiro Strahov
Mais uma sugestão de o que fazer em Praga é tirar um tempinho para conhecer o Mosteiro de Strahov, um dos mais antigos e importantes da capital, o qual foi fundado no século 12.
O interessante é que o lugar conta com diversas atrações, como a Biblioteca Strahov, que abriga uma das maiores coleções de livros antigos e manuscritos da Europa Central – são cerca de 200 mil volumes, como manuscritos medievais, bíblias e mapas antigos.
Além disso, outras atrações do Mosteiro de Strahov incluem a Igreja de São Roque, uma igreja barroca do século 18 com afrescos e esculturas ornamentais, e o Museu de História Natural, que abriga uma coleção de fósseis, minerais e animais empalhados.
Bem importante saber 🙂
O mosteiro abriga também uma cervejaria tradicional, onde é possível provar algumas das melhores cervejas tchecas!
- Horário de funcionamento: das 9h30 às 17h (fechado entre 11h30 e 12h)
- Preço da entrada: biblioteca (150 CZK) e galeria de arte (150 CZK)
27) Casa Dançante
Por fim, a minha última sugestão da lista de o que fazer em Praga é conhecer a A Casa Dançante, um edifício moderno e icônico que está localizado às margens do rio Moldava. Aliás, a obra foi concluída em 1996 e tem esse nome por lembrar um casal de dançarinos em movimento.
O edifício é caracterizado por seu estilo arquitetônico único, que combina formas curvas com elementos mais rígidos e geométricos. A parte superior do edifício é feita de vidro, e é possível subir até o terraço do último andar para ter vistas panorâmicas da cidade.
O bacana é que, além de escritórios, a Casa Dançante também abriga restaurante e uma galeria de arte. Aliás, o restaurante, chamado Ginger & Fred, fica no topo do edifício e oferece vistas deslumbrantes da cidade.
O que fazer em Praga sozinho
Bem, pra falar a verdade, você pode fazer tudo sozinho em Praga. Mas, além disso, separei algumas sugestões bacanas a seguir.
– Se hospede num hostel
Sério, é a melhor maneira de conhecer pessoas e, assim, encontrar parcerias para sair à noite ou fazer passeios. Aliás, passei 1 ano da minha vida fazendo isso! O bacana é que Praga conta com uma infinidade de hostels incríveis, como você pode conferir aqui.
– Faça algum passeio em grupo
Outra maneira de conhecer pessoas é fazendo algum passeio em grupo, como um cruzeiro pelos canais ou nos arredores. Além disso, outra dica bacana é fazer um tour guiado caminhando (há milhares deles) pelas ruas e história de Praga (clique aqui para ver as opções).
– Participe de um Pub Crawl
Reforço a ideia de fazer um pub crawl por Praga como uma maneira de conhecer pessoas e se divertir na noite agitada da capital da República Tcheca. Aliás, no link a seguir você encontra algumas opções beeem bacanas (veja mais aqui).
O que fazer em Praga à noite?
Tenha certeza que você vai encontrar diversas opções de o que fazer em Praga à noite. A primeira dica é caminhar pelas ruas da capital, com destaque pela Praça da Cidade Velha e ainda cruzar a bela Ponte Charles.
Além disso, você pode aproveitar para assistir um espetáculo de ópera no Teatro Nacional.
Agora, se a ideia é encontrar uma atmosfera mais descontraída, confira o bairro de Vinohrady, o qual conta com diversos bares bacanas.
O mesmo ocorre com a região de Zlíchov e a área ao redor da Praça Venceslau, onde há diversos bares e casas noturnas populares.
Mais dicas de o que fazer à noite em Praga
Cruzeiro pelo rio Moldava: o passeio oferece vistas deslumbrantes de Praga iluminada à noite. Aliás, muitos cruzeiros oferecem jantares, música ao vivo e uma experiência única para apreciar a cidade sob uma nova perspectiva (veja mais aqui).
Clube de jazz: Praga é conhecida por sua cena de jazz vibrante, com lugares que oferecem apresentações ao vivo de alta qualidade, como os famosos Jazz Dock e o Reduta Jazz Club.
Cassinos: se você estiver interessado em “jogos de azar”, Praga tem vários cassinos onde você pode tentar a sorte. Alguns dos cassinos populares incluem o Casino Atrium Hilton, o Casino Ambassador e o Casino Banco.
- Dica: se você não é daquelas pessoas que sai sozinha à noite, uma dica é participar de um ‘pub crawl’ (veja mais aqui).
O que fazer em Praga de graça
Então, se a ideia é gastar pouco, saiba que há várias coisas para fazer em Praga de graça, como:
Passear pela Ponte Charles: como destaquei antes, a ponte é uma das principais atrações de Praga, e não custa nada. No local, você pode desfrutar da arquitetura medieval, admirar as estátuas e aproveitar as vistas deslumbrantes do rio Moldava;
Visitar a Praça da Cidade Velha: aqui eu falo do coração da capital tcheca, um lugar repleto de história e arquitetura impressionante. Aliás, um lugar onde você pode passear e admirar o Relógio Astronômico e a igreja de Nossa Senhora de Týn;
Explorar os Jardins do Castelo de Praga: visitar os jardins do Castelo de Praga é de graça, e o lugar conta com lindas vistas panorâmicas da cidade;
Descobrir o bairro de Malá Strana: localizado aos pés do Castelo de Praga, o bairro possui ruas charmosas e bela arquitetura. Além disso, você pode passear por suas ruas de paralelepípedos e explorar igrejas como a Igreja de São Nicolau, que muitas vezes tem concertos gratuitos.
Visitar os parques e praças: Praga tem vários parques e praças encantadores para desfrutar. O Parque Letná e o Parque Petřín são ótimas opções para caminhadas e vistas panorâmicas da cidade. Já a Praça Venceslau também é um local popular para passear e observar a vida da cidade.
Assistir ao pôr do sol na colina de Vyšehrad: Vyšehrad é uma fortaleza histórica com um parque adjacente. Aliás, do alto da sua colina você tem vistas incríveis do rio Moldava e da cidade, principalmente ao pôr do sol;
Caminhar pelo Bairro Judeu: mais uma dica de o que fazer em Praga sozinho é caminhar pelo histórico bairro Judeu, que tem como destaque o cemitério e as diversas sinagogas;
Passeios de graça em Praga
- Free tour pela Cidade Velha e Bairro Judeu
- Passeio grátis pelos mistérios de lendas de Praga
- Tour grátis pela Cidade Nova de Praga
- Passeio grátis pelo complexo do Castelo de Praga
O que fazer em Praga no inverno?
Vai pra capital da República Tcheca durante a época de frio? Então confira o que fazer em Praga no inverno:
Visitar os mercados de Natal: Praga é famosa pelos seus mercados de Natal encantadores, como: o Mercado da Cidade Velha (Staroměstské náměstí) e o Mercado da Praça Venceslau (Václavské náměstí), onde você encontra artesanato local, presentes, comidas tradicionais e bebidas quentes como o vinho quente (svařené víno) e o licor de ameixa (slivovice);
Passear pela Cidade Velha e pela Ponte Charles: não deixe de explorar a Cidade Velha e a Ponte Charles cobertas de neve (o mesmo ocorre com os prédios de arquitetura medieval);
Visitar o Castelo de Praga: o Castelo de Praga é uma atração imperdível em qualquer época do ano, mas no inverno, ele ganha um aspecto ainda mais pitoresco com a neve. Aliás, aproveite as vistas panorâmicas da cidade coberta de branco;
Patinar no gelo: e que tal aproveitar o clima frio em Praga para patinar no gelo? Então, durante os meses de inverno, diversas pistas são montadas na capital, como na Praça da Cidade Velha e no Parque Letná;
Visitar os museus e galerias de arte: além disso, você pode aproveitar o frio em Praga para visitar museus e galerias de arte, como Museu Nacional, a Galeria Nacional de Praga e o Museu do Comunismo;
Desfrutar da gastronomia local: outra dica de o que fazer em Praga no inverno é experimentar pratos tradicionais da culinária tcheca para se aquecer no inverno, como: o goulash, o trdelník (um doce em forma de cone), o svíčková (carne com molho de creme) e o famoso chucrute (kysané zelí);
Quando visitar Praga?
Praga é encantadora durante todo o ano, por isso, a melhor época para visitá-la depende das suas preferências pessoais e dos tipos de atividades que você deseja fazer. Aqui está uma visão geral das diferentes estações do ano em Praga:
Primavera (março a maio): é uma época agradável, com temperaturas moderadas e florescimento da vegetação. Além disso, a primavera também é uma época popular para festivais e eventos culturais.
Verão (junho a agosto): o verão em Praga é ensolarado e geralmente quente, com temperaturas variando entre 20°C e 30°C. Além disso, é a alta temporada turística, com muitos visitantes e filas mais longas nas atrações. Ou seja, é um período bacana, mas a dica de ouro é reservar passeios e hospedagem com antecedência.
Outono (setembro a novembro): as temperaturas são amenas, as e folhagens coloridas deixam a cidade ainda mais fotogênica.
Inverno (dezembro a fevereiro): Praga no inverno tem um charme especial, com neve e mercados natalinos encantadores. Porém, é preciso ficar atento às temperaturas, que variam entre -1°C e 4°C.
O que comer em Praga?
Para mim, parte do turismo em um lugar é a chance de provar a culinária local. Sendo assim, separei umas dicas de o que comer em Praga.
Goulash: é um prato popular da cozinha tcheca. Trata-se de um ensopado de carne cozido lentamente, geralmente feito com carne de boi, cebola, páprica e temperos – é servido com pão ou pão de centeio.
Trdelník: é um doce em forma de cone feito de massa doce assada e polvilhado com açúcar e canela. Aliás, é um lanche popular para comer enquanto explora as ruas de Praga.
Svičkova: é uma especialidade tcheca feita com carne de porco ou de boi marinada em molho cremoso de creme de leite, acompanhada de pão de centeio e servida com molho de cranberry, creme de leite e legumes.
Chucrute (kysané zelí): é um acompanhamento popular na culinária tcheca. É repolho fermentado que pode ser servido como acompanhamento para pratos de carne ou como ingrediente em outros pratos.
Palačinky: são panquecas finas semelhantes às crepes, que podem ser servidas com uma variedade de recheios, como frutas frescas, chocolate, geleia ou creme de leite.
Onde comer em Praga
Bairro Judeu: ótima oportunidade para provar pratos populares da culinária judáica;
Cidade Velha (Staré Město): conta com uma grande concentração de restaurantes, cafés e bares onde você pode provar da culinária tcheca tradicional à cozinha internacional.
Praça Venceslau (Václavské náměstí): igualmente abriga muitos restaurantes e cafés – nela, você encontra uma mistura de restaurantes tradicionais, estabelecimentos modernos e cadeias internacionais de fast food.
Bairro de Malá Strana: é uma área charmosa ao lado do Castelo de Praga, onde você encontra várias opções de restaurantes e cafés com vistas deslumbrantes da cidade.
Mercados de comida: os mercados são dicas bacanas de onde comer em Praga, pois contam com comidas locais e produtos frescos. As sugestões são os mercados de Havelská e de Naplavka.
U Medvídků: trata-se de uma cervejaria tradicional que oferece pratos da culinária tcheca, como o famoso joelho de porco assado (vepřové koleno). Aliás, é um local histórico e popular entre os locais e turistas.
- Dica 1: Noite folclórica tcheca com bebidas ilimitadas
- Dica 2: Excursão por Praga com comida e cerveja local
- Dica 3: Passeio de barco com jantar
O que beber em Praga?
Dá uma olhada nas dicas de o que e onde beber em Praga que separei a seguir:
Cerveja tcheca: é conhecida por ser uma cerveja de alta qualidade. Aliás, experimente diferentes estilos de cerveja tcheca, como a Pilsner Urquell, Budweiser Budvar ou Staropramen.
Becherovka: é um licor herbal tcheco tradicionalmente servido como aperitivo. É feito de uma mistura secreta de ervas e especiarias, e seu sabor distintivo é um símbolo da cultura tcheca.
Onde beber em Praga
Confira algumas das cervejarias tradicionais de Praga, como U Fleků, Strahov Monastic Brewery, U Medvídků e U Zlatého Tygra.
Se a ideia é desfrutar uma cerveja ao ar livre (como na primavera e verão), confira os seguintes bares/jardins: Riegrovy Sady Beer Garden e o Letná Beer Garden.
Agora, se você quer provar também coquetéis, não deixe de ir ao Hemingway Bar, o qual é famoso pela atmosfera sofisticada e, claro, pelos coquetéis artesanais.
Além disso, Praga conta com várias vinotecas onde você pode degustar vinhos tchecos e internacionais, como Vinotéka U Mouřenína, Vinograf, e Veltlin Wine Bar & Shop.
Onde ficar em Praga
Bem, Praga conta com uma vasta oferta de hospedagem, as quais atendem a todos os gostos e bolsos. Abaixo, separei algumas sugestões:
1) Republic Hotel
A primeira dica de onde ficar em Praga é o Republic Hotel, que conta com 4 estrelas e conta com ótima localização. Além disso, o hotel ainda inclui o café da manhã na diária (veja mais aqui).
2) Luma Terra Prague Hostel
A segunda dica de onde ficar em Praga é o Luma Terra Prague Hostel que, além de quartos compartilhados, também oferece quantos individuais. Além disso, a localização do lugar é ótima (veja mais aqui).
MAIS: clique aqui e confira mais opções de hospedagem em Praga
Chegar e sair da Praga
Praga é uma cidade bem conectada e oferece várias opções de transporte para chegar e sair da cidade, como:
AVIÃO
O Aeroporto Internacional Václav Havel de Praga é o principal aeroporto da cidade, sendo servido por várias companhias aéreas, incluindo as empresas de low-cost.
TREM
Se você já estiver pela Europa, pode acessar Praga por meio de trem – há conexões com cidades importantes, como Viena, Berlim, Budapeste e Varsóvia, entre outras. Aliás, o sistema ferroviário na República Tcheca é eficiente e confortável (confira aqui rotas e preços).
ÔNIBUS
Do mesmo modo, é possível chegar a sair de Praga usando ônibus, sendo a estação principal a Florenc. Aliás, há várias empresas de ônibus que operam rotas internacionais e domésticas para Praga (confira aqui rotas e preços).
CARRO
Alugar um carro é uma das opções mais bacanas para conhecer Praga e arredores, principalmente se você estiver acompanhado. Aliás, você pode reservar um veículo ainda estando no Brasil, o que evita o pagamento do IOF (imposto de 6,38% sobre transações internacionais). Se quiser, ainda pode parcelar em até 12x utilizando o RENTCARS, o buscador de carros mais utilizado do mundo.
Como se locomover
Praga possui um sistema de transporte público eficiente e abrangente que facilita a locomoção pela cidade, como você pode conferir abaixo:
Metrô: as 3 linhas principais (A, B e C) cobrem a maior parte da cidade, e as estações estão bem sinalizadas e são facilmente acessíveis. Aliás, os trens costumam ter intervalos de 2 a 5 minutos durante o horário de pico e de 5 a 10 minutos em outros momentos – opera das 5h às 24h.
Bondes: são populares e uma maneira cênica de explorar a cidade. Igualmente cobrem uma ampla área, incluindo o centro histórico e bairros mais distantes – o sistema das 5h à meia-noite (alguns deles continuam operando durante a noite com intervalos maiores).
Ônibus: Os ônibus em Praga são uma opção conveniente para chegar a áreas não atendidas pelo metrô ou bondes. Eles também operam das 5h à meia-noite, com alguns serviços noturnos disponíveis. Os ônibus são uma boa opção para chegar a atrações turísticas mais distantes ou para viagens fora do centro da cidade.
Táxi: Os táxis estão amplamente disponíveis em Praga, mas é importante escolher empresas confiáveis e licenciadas. Recomenda-se solicitar táxis em pontos de táxi designados ou usar aplicativos de táxi confiáveis. Verifique se o taxímetro está ativado no início da viagem e confirme o preço estimado com o motorista antes de entrar no táxi.
Caminhada: Praga é uma cidade compacta e cheia de ruas pitorescas. Muitas das principais atrações turísticas estão localizadas próximas umas das outras, tornando a caminhada uma opção conveniente para explorar o centro histórico da cidade.
Ao usar o transporte público em Praga, é necessário ter um bilhete válido. Os bilhetes podem ser comprados em máquinas de venda automática nas estações de metrô, em quiosques ou por meio de aplicativos móveis. Verifique as opções de bilhetes disponíveis, como bilhetes de curta duração, bilhetes diários ou cartões de transporte de vários dias, dependendo da duração da sua estadia.
Do aeroporto de Praga ao centro
Então, é importante mencionar que o Aeroporto de Praga é bem conectado e oferece várias opções de transporte para o centro da cidade. Aliás, dá uma olhada nas dicas que separei:
ÔNIBUS
Então, do aeroporto de Praga saem várias linhas de ônibus ao centro de Praga. A linha mais popular é o Airport Express (AE) que vai diretamente para a Estação Central de Praga (Hlavní nádraží) e custa 60 CZK (direto com o motorista) – funciona das 5h30 às 21h.
Além disso, há outras opções, como as linhas 119, 100 e 179, que o levarão a estações de metrô e outros pontos no centro da cidade ao custo de 32 CZK.
TÁXI e UBER
São opções mais cômodas, no entanto, mais caras – o Uber é mais em conta.
TRANSFER
Outra opção para ir do aeroporto de Praga ao centro é por meio de transfer privado ou compartilhado (veja opções aqui).
CONFIRA MAIS CIDADES TURÍSTICAS NA EUROPA
- Da Cracóvia a Auscwitz, como chegar aos campos de concentração
- Artigo: 10 sugestões de o que fazer em Veneza
- Roteiro de 1 dia em Pisa saindo de Florença: entenda como
- 15 dicas de o que fazer em Sevilha, uma lidenza da Espanha
- O que fazer em Madrid: dicas, serviços e muito mais
- Conheça as principais obras de Gaudí em Barcelona
- Tudo sobre Segóvia, uma lindeza pertinho de Madri
- Os principais pontos turísticos de Toledo, a primeira capital espanhola
- O que fazer em Amsterdam em 3 dias: roteiro completo
Seguro viagem obrigatório
Sim, para entrar na Europa, você precisa contar um seguro viagem internacional. Do contrário, pode ter problemas já na imigração.
Eu sugiro que você procure por um seguro viagem barato no Seguros Promo. Além disso, se você utilizar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha até 15% de desconto. Veja simulação:
E daí, gostou da lista dos principais pontos turísticos de Praga? Tem alguma dúvida? Então escreve aí nos comentários 🙂
✈️ VOOS BARATOS: Skyscanner e Kiwi
🛌🏼 HOSPEDAGEM: Booking.com
🏥 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
🎟️ PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
🚍 TRENS E ÔNIBUS: OMIO
💳 CARTÃO INTERNACIONAL: WISE
📲 CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
🚗 ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!