Castelo de Bratislava

O QUE FAZER EM BRATISLAVA: DICAS IMPERDÍVEIS

Total
0
Shares

O que fazer em Bratislava, a capital da Eslováquia

Bratislava, a capital da Eslováquia, é uma cidade rica em história, cultura e beleza. Com uma mistura encantadora de arquitetura medieval e moderna, a cidade oferece uma variedade de experiências inesquecíveis para os visitantes.

Aliás, a cidade tem uma longa história que remonta à Idade da Pedra, mas ganhou destaque especialmente durante a era do Império Austro-Húngaro. Ela serviu como a capital da Eslováquia desde a independência do país em 1993, após a dissolução da Tchecoslováquia (República Tcheca + Eslováquia).

> Se liga nas dicas 😉

Então, se você está planejando uma viagem para a capital eslovaca, dá uma olhada no artigo a seguir, no qual destaco o que fazer em Bratislava. Aqui, você fica sabendo sobre as melhores atrações turísticas, a vida noturna vibrante, os pratos imperdíveis e muito mais, onde se hospedar, os principais passeios e onde encontrar um seguro viagem barato!

Centro histórico de Bratislava
O belo centro histórico de Bratislava

O que saber sobre a Bratislava

Localizada nas margens do rio Danúbio, Bratislava é uma cidade com uma rica história e uma mistura fascinante de culturas. Ao explorar a cidade, você será transportado de volta no tempo, enquanto caminha pelas ruas de paralelepípedos, passa por palácios barrocos e admira a majestosa Catedral de São Martinho.

Além disso, a cidade também é conhecida por sua vibrante cena artística e cultural, com uma série de museus, galerias de arte e teatros para explorar.

O que fazer em Bratislava: 11 dicas

1) Centro histórico, a Cidade Velha

Uma das principais atrações turísticas da capital da Eslováquia é o seu centro histórico, repleto de edificações bem preservadas. Desse modo, caminhar sem destino pelas ruazinhas de paralelepípedos do centro é a primeira dica de o que fazer em Bratislava.

No charmoso centro histórico, conhecido como “Staré Mesto”, você se depara com restaurantes de comidas típicas, cafeterias, praças, igrejas e diversas construções medievais.

Centro histórico de Bratislava
O centro histórico concentra as principais atrações de Bratislava

2) Praça Hlavné

A Praça Hlavné, também conhecida como Praça Principal, é o coração da Cidade Velha, e faz parte das atrações turísticas de Bratislava. Aliás, é cercada por uma série de edifícios históricos e monumentos significativos, como a Fonte Maximilian, que foi construída em homenagem ao arquiduque Maximiliano III da Áustria.

Além disso, na praça está a chamada Old Town Hall, a antiga “prefeitura” da Bratislava, construída em 1370.

Eventos e atividades

A Praça Hlavné é frequentemente palco de eventos culturais, festivais, concertos e atividades ao ar livre. Aliás, vira palco do encantador mercado de Natal, com barracas vendendo presentes artesanais, comida tradicional e bebidas quentes.

Além disso, é cercada por diversos restaurantes, cafés e lojas, oferecendo aos visitantes a oportunidade de saborear a culinária local ou simplesmente relaxar enquanto apreciam a atmosfera animada. Desse modo, não tem como deixar a Praça Hlavné fora de lista de o que fazer em Bratislava, né? 😉

Praça Hlavné
Se você for em dezembro, não deixa de curtir a feira de Natal

3) Čumil, o “Homem que observa”

A próxima dica de o que fazer em Bratislava é tirar uma foto com o “Čumil”, uma estátua peculiar localizada no centro histórico da capital. Aliás, a estátua é uma das atrações turísticas mais curiosas e fotogênicas da cidade.

A estátua representa um homem saindo de um bueiro e espiando para fora. Aliás, a obra é do eslovaco Viktor Hulík, foi instalada em 1997 e marca o projeto de revitalização da Cidade Velha.

Čumil Bratislava Eslováquia
O Čumil é um dos principais pontos turísticos da Bratislava

#DicaVidaNaMala | O seguro viagem internacional é obrigatório para entrar na Europa. Aliás, a cobertura mínima exigida é de 30 mil Euros e, caso você não tenha um, pode ter problemas logo na imigração. No entanto, a parte boa é que os leitores do Vida Na Mala tem até 15% de desconto na compra de planos internacional, os quais podem ser parcelados em até 6 vezes! Para saber mais, clique aqui!


4) Catedral de São Martinho

A Catedral de São Martinho (em eslovaco, Dóm svätého Martina) é uma das principais atrações históricas e arquitetônicas de Bratislava, capital da Eslováquia.

Localizada na Cidade Velha, a Catedral de São Martinho remonta ao século XIII, sendo marcada por diversas arquiteturas: romântica, gótica, renascentista e barroca. Além disso, uma das características distintivas da Catedral de São Martinho é sua torre alta, de onde se tem uma linda vista panorâmica da cidade e dos arredores.

Um fato curioso é que a Catedral de São Martinho é o local onde as coroações dos monarcas húngaros ocorreram por vários séculos. A coroa real eslovaca, chamada de “Coroa de São Estêvão”, foi mantida aqui até o século XIX.

A igreja abre diariamente, das 7h30 às 18h, e a entrada custa 2,5 euros.

Catedral de São Martinho Bratislava
A igreja foi palco de coroações de reis húngaros por séculos (foto: Unsplash)

5) Portão de São Miguel

Uma dica imperdível de o que fazer em Bratislava é visitar o Portão de São Miguel (em eslovaco, Michalská brána), uma das estruturas históricas mais proeminentes e bem preservadas da capital.

Aliás, a construção faz parte das antigas fortificações da cidade, e foi erguida no final do século XIV como parte do sistema de defesa da cidade. Com 3 andares e formato octogonal, a torre é coroada por uma estátua de bronze do arcanjo São Miguel.

Portão de São Miguel Bratislava
O Portão de São Miguel serviu como ponto de defesa da Bratislava
Museu e vista panorâmica

Atualmente, o Portão de São Miguel abriga o Museu da Cidade de Bratislava (Múzeum mesta Bratislavy), que exibe exposições relacionadas à história da cidade e à evolução de suas fortificações ao longo do tempo.

Além disso, você pode subir à torre, de onde tem uma vista panorâmica de 360° da capital eslovaca.

A torre fica aberta diariamente, das 10h às 18h e o custo da entrada é de 6 euros.

Castelo de Bratislava
O Castelo de Bratislava visto do alto da torre

6) Praça Hviezdoslavovo

A Praça Hviezdoslavovo é uma das praças mais importantes e animadas de Bratislava, e tem como destaque o imponente edifício do Teatro Nacional Eslovaco, uma obra-prima arquitetônica.

Além disso, a Praça Hviezdoslavovo é frequentemente usada para eventos culturais, apresentações ao ar livre, concertos e festivais. Durante o período de natal, o lugar também dá espaço para um mercado a céu aberto.

Comer e beber: nos arredores da praça, você igualmente encontra diversos cafés, restaurantes e bares.

Hviezdoslavovo Bratislava
A praça é cercada de ótimos lugares para comer e beber (foto: Jorge Láscar/Flickr)

7) Igreja de Santa Elizabeth, a “Igreja Azul”

Mais conhecida como a “Igreja Azul”, a Igreja de Santa Elizabeth é mais um dos pontos turísticos da Bratislava, justamente pela sua cor, a qual a difere dos demais tempos religiosos.

Projetada no início do século passado, a igreja tem no azul a cor que predomina internamente também, em paredes, decorações e vitrais, por exemplo. Não por caso, é uma das atrações turísticas mais fotografadas da capital.

A igreja abre diariamente, entre 6h30 e 7h30 (domingo até às 12h), e entre 17h30 e 19h.

Blue Church Bratislava
Por sua cor, a Blue Church virou uma atração turística de Bratislava

#DicaVidaNaMala | Você sabia que Bratislava está a poucas horas de carro de países como Hungria, Áustria e República Tcheca? Então, que tal alugar um carro e fazer tudo por contra própria? Bem, se você quer alugar um carro com desconto, sem pagar IOF e ainda parcelar em até 12 vezes, clique aqui! Ah, o cancelamento é gratuito 😉


8) Castelo da Bratislava

Bem, depois de visitar as atrações da região central, chega a hora de subir o morro – mas fique tranquilo, a caminhada é bem de boas 🙂

É no alto da cidade que se encontra o lindo Castelo de Bratislava, uma atração magnífica que não pode deixar de ser explorada ao considerar o que fazer em Bratislava.

Aliás, esse castelo histórico não apenas oferece uma visão panorâmica deslumbrante da cidade e do rio Danúbio, mas também proporciona uma viagem fascinante pelo passado.

Construído no século 9, o castelo é imponente e visto de praticamente todas as partes da capital. Além disso, abriga exposições fascinantes nos seus museus, que destacam a história, a arte e a cultura eslovacas. Os visitantes podem apreciar uma coleção diversificada de artefatos e exposições que narram a rica herança do país.

Igualmente possui espaços verdes, os quais são frequentados pelos moradores locais, assim como por turistas.

O museu do Castelo de Bratislava abre diariamente, das 9h às 18h (podem haver alterações de acordo com época do ano), e a entrada custa 14 euros. Já os jardins ficam abertos das 8h às 22h, e são gratuitos.

Castelo de Bratislava

Castelo de Bratislava
O imponente Castelo de Bratislava é um dos principais destaques da capital eslovaca

9) Ponte SNP (Ponte UFO)

Bem, quando consideramos o que fazer em Bratislava, uma experiência única e inesquecível é atravessar a Ponte SNP, também conhecida como Ponte UFO (inglês para unidentified flying object).

A impressionante estrutura, que cruza majestosamente o rio Danúbio, é um ícone arquitetônico moderno da cidade eslovaca, e conta com uma torre em forma de disco voador no topo.

Aliás, ao caminhar pela ponte, você tem vistas deslumbrantes do Castelo de Bratislava, da Cidade Velha e do horizonte da cidade. Além disso, no topo da torre em forma de disco voador, há um observatório conhecido como “UFO Observation Deck”, onde os visitantes podem desfrutar de uma visão panorâmica em 360 graus da cidade.

SNP Bridge Bratislava
Ponte SNP vista do alto do Castelo de Bratislava

10) Castelo de Devín

A décima dica de o que fazer em Bratislava é conhecer o Castelo de Devín, que se encontra nos arredores da capital, entre os rios Danúbio e Morava.

Construído durante o período medieval (864) sobre uma colina rochosa, o castelo se encontra na divisa com a Eslováquia a Áustria, o lugar serviu como espaço de defesa e também posto alfandegário.

A entrada do castelo custa 6 euros, e o lugar fica aberto das 10h às 18h (até as 19h entre outubro e abril).

Para chegar no Castelo Devín, você pode pegar a linha de ônibus 29. Além disso, existe a possibilidade de pedir um carro por aplicativo (Bolt), que custa mais ou menos 10 euros.

Castelo Devín Bratislava
As ruínas do castelo Devín têm mais de mil anos (foto: Unsplash)

11) Memorial de homenagem aos soldados soviéticos

Minha última dica de o que fazer em Bratislava é visitar o Monumento Slavín, um memorial construído para homenagear os soldados soviéticos que perderam suas vidas durante a Libertação de Bratislava na Segunda Guerra Mundial, em 1945.

O memorial está localizado no topo da Colina Slavín, de onde você tem ainda uma vista espetacular da cidade de Bratislava.

No lugar, você encontra uma estátua de um soldado soviético em tamanho real, rodeada por uma série de placas com nomes de soldados que lutaram pela libertação da cidade. O monumento foi inaugurado em 1960, durante o 15º aniversário da libertação de Bratislava.

A maneira mais fácil de chegar ao local é caminhando, o que dá uns 25 minutos. Aliás, foi a maneira como cheguei.

Memorial soldados soviéticos

Pontos turísticos Bratislava
O memorial faz homenagem aos soldados que lutaram pela libertação da Bratislava

O que fazer em Bratislava no inverno?

Se você visitar a Bratislava durante a época natalícia, não perca os mercados de Natal. Aliás, o mercado principal está na Praça Principal (Hlavné námestie), e é decorado com luzes, oferecendo produtos artesanais, comidas típicas e bebidas quentes.

O que fazer em Bratislava à noite

A Bratislava é famosa por sua vida noturna vibrante e animada, com uma variedade de bares, clubes e restaurantes que oferecem entretenimento para todos os gostos.

Aliás, a Praça Hviezdoslav, no centro da cidade, é um ótimo lugar para começar a noite. Em seguida, você pode ir para o distrito de Stare Mesto, onde há uma uma série de bares e clubes que oferecem uma variedade de gêneros musicais.

O que comer em Bratislava

A culinária eslovaca é rica em sabores e influências. Desse modo, durante sua visita a Bratislava, certifique-se de experimentar alguns pratos tradicionais que são verdadeiramente imperdíveis.

Um prato popular é o “bryndzové halušky”, que consiste em bolinhos de batata servidos com queijo de ovelha e bacon. Outra especialidade local bastante popular é o “kapustnica”, uma sopa de repolho azedo com carne defumada.

O que comer em Bratislava
O “bryndzové halušky” é um prato super saboroso (foto: cookhomey.com)

Quantos dias ficar na Bratislava

A Bratislava é uma cidade pequena, então, dois dias são suficientes para conhecer a capital eslovaca. Se você estiver na correria, consegue conhecer os principais pontos turísticos em apenas 1 dia, porém, eu não indicaria.

O que fazer em Bratislava em 1 dia?

Em 1 dia em Bratislava você consegue conhecer os principais pontos turísticos do centro histórico da cidade, como as igrejas, as praças, a torre e também o Castelo de Bratislava.


#DicaVidaNaMala | Você sabia que Bratislava está a poucas horas de carro de países como Hungria, Áustria e República Tcheca? Então, que tal alugar um carro e fazer tudo por contra própria? Bem, se você quer alugar um carro com desconto, sem pagar IOF e ainda parcelar em até 12 vezes, clique aqui! Ah, o cancelamento é gratuito 😉


Palácio Presidencial Eslováquia
Palácio Presidencial, localizado na região central

O que não deixar de visitar em Bratislava?

Dicas de o que não deixar de visitar em Bratislava: o centro histórico, o Cumil, o Portão de São Miguel e o Castelo de Bratislava.

Quando visitar a Bratislava

A melhor época para visitar Bratislava é durante os meses de primavera (março a maio) e outono (setembro a novembro), quando o clima é ameno e a cidade não está muito cheia de turistas, o que dificulta até mesmo encontrar lugar para se hospedar.

Aliás, durante a primavera, você poderá desfrutar dos belos jardins e parques da cidade em plena floração. No outono, as árvores ficam cheias de cores vibrantes, criando uma atmosfera encantadora.

Onde ficar em Bratislava

Se você quer sugestões de onde ficar em Bratislava, dá uma olhada nas opções que separei 😉

Dica 1: Loft Hotel Bratislava

A primeira dica de onde ficar em Bratislava é o Loft Hotel, que tem avaliação de 9,3 no Booking.com. Além disso, conta com ótima estrutura e oferece café da manhã (saiba mais aqui).

Onde ficar em Bratislava Onde ficar em Bratislava


Dica 2: Elisabeth Old Town

Outra sugestão de hospedagem em Bratislava é o Elisabeth Old Town, que tem quartos mais econômicos, mas também inclui o café da manhã na diária (saiba mais aqui).

Hotel em Bratislava Hotel em Bratislava


Dica 3: Boutique Capsule Hostel Chors

A última dica de onde ficar em Bratislava é mais “alternativa”. Se trata do Boutique Capsule Hostel Chors, que oferece hospedagem em cápsulas e conta com ótima estrutura (saiba mais aqui).

 Hotel em Bratislava

Onde ficar em Bratislava

> MAIS: confira aqui mais opções de hospedagem em Bratislava

Bate e volta a Viena

Olha que bacana: Bratislava fica a apenas uma hora em trem (ou 1h30 em ônibus) de Viena, capital da Áustria. Desse modo, fazer um bate e volta entre as cidades é super comum e fácil.

Dicas para uma estadia inesquecível em Bratislava

Para aproveitar ao máximo sua estadia em Bratislava, aqui estão algumas dicas úteis

  • Use o transporte público: Bratislava tem um sistema de transporte público eficiente, com ônibus e bondes que podem levá-lo a todos os principais pontos turísticos da cidade.
  • Experimente o vinho eslovaco: A Eslováquia é conhecida por sua produção de vinho de alta qualidade. Então, durante sua visita, não deixe de provar alguns vinhos locais em um dos muitos bares de vinho espalhados pela cidade.
  • Explore a pé: Bratislava é uma cidade compacta, e muitas de suas principais atrações podem ser facilmente alcançadas a pé. Desse modo, caminhar pelas ruas estreitas e descobrir os cantos escondidos da cidade é uma ótima maneira de se perder na atmosfera encantadora de Bratislava.

Conclusão

Bratislava é uma cidade que oferece uma infinidade de experiências inesquecíveis, desde explorar suas atrações históricas até desfrutar de sua vibrante vida noturna e experimentar pratos tradicionais.

Sendo assim, espero que este artigo com dicas de o que fazer em Bratislava tenha sido útil 😉

CONFIRA MAIS CIDADES TURÍSTICAS NA EUROPA

ORGANIZE A SUA VIAGEM

 

✈️ VOOS BARATOS: Skyscanner 

🛌🏼 HOSPEDAGEM: Booking.com

🏥 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo

🎟️ PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide

🚍 TRENS E ÔNIBUS: OMIO

📲 CHIP INTERNACIONAL: Airalo

🚗 ALUGUEL DE CARRO: Rentcars

 

VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO 

Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.

Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like