Entenda como é o tempo na Espanha
Ao planejar uma viagem para a Espanha, é muito importante que antes você entenda como é o tempo no país. Desse modo, fica mais fácil saber quando ir e o que levar na mala, não?!
Então, o tempo na Espanha varia muito de acordo com a região que você vai. Apesar de o país não ter as dimensões do Brasil, a Espanha possui um território grande, o que faz com que as temperaturas variem muito de região para região.
Para se ter uma ideia, o tempo na Espanha pode apresentar dias seguidos de neve em algumas partes, especialmente no norte, ou temperaturas que chegam aos 45ºC (ou mais!) na região de Andaluzia (extremo-sul).
Então, para tentar explicar um pouco como é o tempo na Espanha, peguei como exemplo as principais regiões do país.
Catalunha: nem muito frio, nem muito calor
Começo pela região mais visitada da Espanha: a Catalunha, Comunidade Autônoma* da qual Barcelona é a capital.
Para se ter uma ideia, Barcelona tem um clima mais úmido, o qual você sente bastante no verão (quando máximas acima dos 35ºC são comuns). No entanto, isso não ocorre por todas as partes da comunidade, já que a Catalunha conta também com regiões montanhosas e cidades que se destacam pelas temperaturas baixas (e neve) no inverno.
Por se falar em inverno, nessa época o clima é bastante ameno, principalmente durante o dia, quando a média chega aos 15ºC. Pela madrugada, as temperaturas podem ficar ao redor de 5ºC (ou menos) em dezembro e janeiro.
- Importante saber: O seguro viagem internacional é obrigatório para entrar na Europa: veja aqui onde encontrar opções baratas
Em Valência, Comunidade Autônoma que está ao sul da Catalunha, as temperaturas são semelhantes.
*Comunidade Autônoma: assim são chamadas as regiões da Espanha, as quais são compostas por províncias (estados). A Comunidade Autônoma da Catalunha, por exemplo, é composta pelas províncias de Tarragona, Lérida, Girona e Barcelona.
Andaluzia, inverno ameno e verão sufocante
O tempo na Espanha, quando se trata da região Sul, é um tanto quanto peculiar. O Sul concentra as temperaturas mais quentes do verão, as quais podem chegar aos 45ºC em julho e agosto (com sensação de que chega aos 50ºC). O mesmo ocorre em Múrcia, Comunidade Autônoma que fica ao lado da Andaluzia.
Por isso, se você tem como objetivo visitar a Andaluzia e não se dá bem com o calor extremo (como eu), evite ir no verão. A temperatura é insuportável entre 10h e 17h, o que prejudica a visitação de pontos turísticos. Prejudica também uma simples caminhada pelas ruas das belas cidades da região, como Sevilha e Granada, por exemplo.
Em contrapartida, a Andaluzia é uma ótima opção para quem não gosta de frio, pois conta com temperaturas amenas que podem chegar aos 20ºC durante o inverno que, normalmente, é ensolarado. As principais cidades da Andaluzia são Sevilha, Granada, e Málaga.
Madri, clima seco com frio e calor
Quando se fala em tempo na Espanha, a região de Madri conta com um clima seco que lembra um pouco de Brasília. No verão, a temperatura gira em torno dos 35ºC, enquanto pode chegar, e até baixar, de 0ºC, no inverno. Geadas, e até neve, são frequentes.
Entretanto, justamente pelo fato de ser uma região seca, as temperaturas são toleradas com mais facilidade. Mas não se engane em relação ao verão. O sol constante e as altas temperaturas também sufocam. E, ao contrário da Andaluzia, a região de Madri não tem mar.
Aliás, o tempo em Madri é bastante semelhante a outras comunidades autônomas da Espanha, como Castela-Mancha (Castilla-La Mancha), e Castela e Leão (Castilla y León) também no centro do país.
País Basco, temperaturas mais baixas
A Comunidade Autônoma do País Basco, ao lado das comunidades da Cantábria e Navarra, está localizada no norte da Espanha. Trata-se da região com as temperaturas mais baixas dentro da média espanhola. Em alguns momentos, também devido à paisagem, chega a lembrar a Irlanda.
Geadas (e até neve) não comuns no inverno, enquanto no verão as máximas são mais amenas, e normalmente não passam dos 30ºC.
Nas cidades da costa, no entanto, as temperaturas são mais amenas durante todo o ano. Porém, em partes montanhosas, o frio realmente chega com força.
- Importante saber: O seguro viagem internacional é obrigatório para entrar na Europa: veja aqui onde encontrar opções baratas
Galícia, clima ponderado e chuvoso
Quando o assunto é o tempo na Espanha, não dá para deixar de fora a Galícia. A Comunidade Autônoma está localizada no extremo oeste do país, logo acima de Portugal, e conta com temperaturas mais ponderadas e uma média anual de 13ºC. Porém, isso não quer dizer que não haja calor.
O verão apresenta temperaturas que variam entre os 20ºC e 25ºC. A Galícia é também uma região úmida e com clima marítimo, na qual as chuvas são mais frequentes na primavera, no outono e no inverno.
Por isso, fique atento se você pretende visitar a região. Por falar em visitar, é na Galícia onde está a famosa cidade de Santiago de Compostela, onde termina “El Camino de Santiago”.
Extra: como é o tempo em Barcelona?
Como morei 2 anos em Barcelona, resolvi dar um destaque especial à cidade (já que conheço razoavelmente bem o clima por lá).
Pelo fato de contar com sol, céu claro e temperaturas amenas até mesmo no inverno, Barcelona é destino certo de muitos turistas. Principalmente por europeus que querem deixar para trás o clima frio de seus países, como ingleses, alemães e suíços, por exemplo.
O tempo em Barcelona, associado ao idioma e ao mar (é claro!), faz com que a cidade se torne a casa também de muitos latinos, incluindo brasileiros. Aliás, nada melhor do que passar um sábado em frente ao mar, inclusive em dias frios.
#DicaVidaNaMala | O seguro viagem internacional é obrigatório para entrar na zona de Schengen, da qual Portugal faz parte. Aliás, a cobertura mínima exigida é de 30 mil Euros e, caso você não tenha um, pode ter problemas logo na imigração. No entanto, a parte boa é que os leitores do Vida Na Mala têm até 15% de desconto na compra de planos internacionais, os quais podem ser parcelados em até 6 vezes! Para saber mais, clique aqui!
l O tempo em Barcelona: temperaturas
Para mim, que venho do Sul do Brasil, o tempo em Barcelona é bastante agradável e as temperaturas se assemelham muito. Ou seja, os dias são realmente quentes no verão, e o frio não é extremo no inverno.
Primavera (21 de março a 21 de junho)
O tempo em Barcelona durante a primavera é lindo, no qual as árvores voltam a florescer e a temperatura é muito agradável. A média varia entre os 15ºC e 25ºC, sendo uma ótima época para andar de bicicleta, fazer trilhas pelas montanhas e, para os mais apressados, até ir à praia.
Verão (21 de junho a 21 de setembro)
Sim, faz calor (às vezes, até demais). A média varia entre os 20ºC (pela madrugada) e 33ºC (durante o dia). Julho e agosto são os meses mais quentes. Aliás, é nessa época que a cidade recebe milhares de turistas, já que se trata do período de férias na Europa. Desse modo, a praia é um programa quase que obrigatório!
Outono (21 de setembro a 21 de dezembro)
Sabe aquela paisagem de filme nas quais as folhas das árvores se tornam amarelas e caem? Pois bem, ela corre em Barcelona a partir do fim de outubro, quando a temperatura dificilmente passa dos 20ºC. A mínima fica ao redor dos 10ºC. Se trata de um período que apresenta chuvas mais frequentes, mas nada exagerado.
Inverno (21 de dezembro a 21 de março)
O tempo em Barcelona é gelado durante o inverno, especialmente em dezembro e janeiro. No entanto, a mínima dificilmente baixa de 2ºC pela madrugada, e a máxima pode chegar aos 15ºC durante o dia. Se trata de uma das estações mais charmosas e perfeitas para dividir um café nas milhares de cafeterias espalhadas pela cidade.
Como se pode notar, o tempo na Espanha é bastante variado e apresenta diferenças entre as regiões. As chuvas ocorrem, mas são menos frequentes e menos intensas do que no Brasil, onde as regiões Sul e Sudeste sofrem frequentemente com temporais.
Por isso, se você pretende viajar ou morar no país, leve em consideração o tempo na Espanha, especialmente se você sofre com dias muito quentes ou muito frios.
Onde se hospedar
O bacana é que as cidades turísticas da Espanha contam com opções de todos os tipos, de hostels a hotéis luxuosos. No meu caso, tenho 2 buscadores favoritos:
Se trata do buscador mais utilizado no mundo, o qual oferece opções para todos os gostos e bolsos.
– Vantagem: se você concluir 2 estadias pelo Booking.com no período de 2 anos, se torna um usuário Genius 1 (10% de desconto nas estadias seguintes). Se concluir 5 estadias em 2 anos, vira Genius 2 (10 a 15% + café da manhã grátis).
Por meio da plataforma, é possível reservar um quarto ou um espaço inteiro em praticamente todos os lugares do mundo.
– Vantagem: novos usuários ganham um bônus de até R$ 350 na primeira reserva pelo Airbnb. O desconto pode ser utilizado na hora de pagar pela estadia.
LEIA MAIS SOBRE A ESPANHA
- Veja os 10 principais pontos turísticos de Barcelona
- O que fazer em Barcelona em 3 dias
- Conheça os principais pontos turísticos de Sevilha
- Bate e volta de Madri a Toledo: como ir e o que fazer
- Conheça os principais pontos turísticos de Sevilha
- De Madri a Segóvia: como ir e o que fazer
- O que fazer em Madri: atrações, dicas, serviços e mais
- Onde ficar em Madri: melhores bairros, hotéis e hostels
+ Seguro Viagem Internacional
Eu super indico que você compre um seguro viagem barato ao viajar pela Europa. Além disso, é preciso ter em conta com o seguro viagem é obrigatório para entrar na Espanha.
Eu sempre compro o meu seguro utilizando o buscador Seguros Promo, que oferece opções baratas e personalizadas. Além disso, se você usar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha até 15% de desconto.
Veja uma simulação:
Como se locomover
Se locomover dentro da Espanha é uma facilidade só. Além de trens e ônibus, os voos internos costumam ser bem econômicos se comprados com antecedência.
- Onde buscar voos: nesse caso, os meus buscadores são o Skyscanner e o Kiwi, os quais são bem completos e confiáveis!
- Onde buscar trens e ônibus: o meu site preferido é OMIO, que é um dos buscadores de trem e ônibus mais completos da Europa.
Quer saber mais sobre o tempo na Espanha? Então deixe o seu comentário abaixo!
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.
VOOS BARATOS: Skyscanner, Passagens Promo e Kiwi
HOSPEDAGEM: Booking.com e Airbnb
SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!