Confira tudo sobre o que fazer em Buenos Aires, uma das capitais mais lindas do continente americano.
Saiba quais são os pontos turísticos mais famosos da capital da Argentina, e entenda ainda como ir, quando ir, como se locomover e onde se hospedar na cidade.
O QUE FAZER EM BUENOS AIRES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER
Você sabia que Buenos Aires é um dos destinos mais buscados pelos brasileiros para curtir as férias? Para se ter uma ideia, a cada 4 visitantes internacionais que a capital argentina recebe, 1 é brasileiro.
Bem, isso é compreensível por fatores, como: a proximidade geográfica e o peso argentino desvalorizado (o que aumenta o poder de consumo para nós, brasileiros).
Além disso, é preciso salientar que a cidade é encantadora. Aliás, eu já estive em Buenos Aires por 3 oportunidades: 2 vezes a passeio e 1 como escala ‘alargada’ para a Patagônia.
Então, te convido a dar uma olhada nas sugestões de o que fazer em Buenos Aires que separei. No texto, você encontra também dicas de serviços, como: locomoção, hospedagem, melhores passeios, quando ir e muito mais 🙂
O que saber sobre Buenos Aires
Bem, antes de entrar na lista de o que fazer em Buenos Aires, quero destacar algumas informações importantes sobre a cidade que você está indo conhecer 🙂
Para se ter uma ideia, a cidade de Buenos Aires tem ‘somente’ 3 milhões de habitantes. Entretanto, quando somada toda a região metropolitana, a Grande Buenos Aires atinge 13 milhões de pessoas, se tornando a 2ª maior aglomeração urbana da América do Sul (somente atrás da Grande São Paulo). Ou seja, é bastante gente!
Além disso, a cidade que foi fundada em 1536 é um dos principais destinos turísticos do continente por razões como: a linda arquitetura de influência europeia; a movimentada vida noturna; a rica gastronomia e a forte cena cultural (Buenos Aires tem a maior concentração de teatros no mundo).
Fato geográfico curioso
A cidade de Buenos Aires está dentro da província de Buenos Aires (para nós, um estado). No entanto, assim como Brasília, a cidade de Buenos Aires é um distrito autônomo – é federalizada.
Ou seja, a capital da Argentina não faz parte da província de Buenos Aires – nesse caso, a capital da província é a cidade de La Plata.
O que fazer em Buenos Aires: 25 dicas
Abaixo, separei 25 dicas de o que fazer em Buenos Aires. Além disso, destaquei ainda alguns passeios que você pode fazer nos arredores da capital da Argentina – confira:
1) CAMINHAR PELA AVENIDA 9 DE JULHO
A primeira dica de o que fazer em Buenos Aires é caminhar pela Avenida 9 de Julho, uma das mais importantes e movimentadas da capital. Além disso, a avenida é tida como a mais larga do mundo, com 140 metros.
Aliás, o nome da avenida é em homenagem ao dia 9 de julho (de 1816), dia em que se comemora a independência da Argentina.
Ao caminhar pela avenida, você se depara com diversos bares, restaurantes e zonas de comércio, por exemplo. Além disso, a avenida também abriga diversos pontos turísticos da capital argentina, como o Obelisco e o Teatro Colón, próximas dicas na lista de o que fazer em Buenos Aires.
2) VISITAR O OBELISCO
Como escrevi acima, ao caminhar pela Avenida 9 de Julho você encontra mais uma dica de o que fazer em Buenos Aires: visitar o Obelisco, um monumento inaugurado em 1936 para celebrar os 400 anos de fundação da cidade.
Localizado na Praça da República, o Obelisco tem 67,5 metros de altura e está entre os monumentos mais conhecidos no mundo. Além disso, a torre normalmente é ponto de encontro em manifestações e celebrações.
Infelizmente, apesar de ter acesso interno por escadas, a subida até o topo não é permitida no momento.
3) TEATRO COLÓN E PRAÇA LAVALLE
Localizado na Avenida 9 de Julho, a 5 minutos caminhando do Obelisco, o Teatro Colón é considerado um dos teatros de ópera mais importantes do planeta – isso devido ao tamanho e acústica.
O bacana é que, além de apreciar a arquitetura externa do prédio, é possível conhecer a parte interna, mesmo que você não assista a um espetáculo.
Isso ocorre por meio de passeios guiados pelas salas e galerias do teatro que chega a abrigar 4 mil espectadores ao mesmo tempo! Aliás, o preço do passeio é de 3.800 pesos, e o lugar abre diariamente, das 9h às 17h.
Praça Lavalle
Depois de conhecer o Teatro Colón, a dica é visitar a Praça Lavalle, que está localizada aos fundos do prédio. Além de bonita, a praça é cercada por vários edifícios importantes, como a Corte Suprema.
4) AVENIDA CORRIENTES, A RUA QUE NUNCA DORME
Agora a dica de o que fazer em Buenos Aires é caminhar de volta em direção ao Obelisco, mais exatamente até a Avenida Corrientes (que cruza a Avenida 9 de Julho justamente no monumento).
Aliás, a Avenida Corrientes é conhecida como a ‘rua que nunca dorme’, o que é compreensível: trata-se do eixo da boemia e da vida noturna na capital argentina, abrigando diversos bares.
Além disso, na Avenida Corrientes você encontra muitos teatros, livrarias, sebos, lojas de discos, centros comerciais e museus, por exemplo.
5) BAIRRO RECOLETA E CEMITÉRIO
A seguinte dica de o que fazer em Buenos Aires é passear pelo lindo bairro Recoleta, muito conhecido pelos seus cafés elegantes, museus e também pelo Cemitério da Recoleta.
Aliás, o Cemitério da Recoleta – o primeiro cemitério público da cidade (1822) – se tornou um dos principais pontos turísticos de Buenos Aires. Porém, qual o motivo de o espaço ser tão visitado?
Bem, isso pelo fato de diversas personalidades do país estarem enterradas no lugar, como vários ex-presidentes. Aliás, uma das personagens mais importantes da história da Argentina também está enterrada no local: trata-se de Eva Perón (Evita), atriz e ex-primeira dama do país.
Além disso, o cemitério de La Recoleta se destaca pela arquitetura dos gigantes mausoléus (de estilos góticos, gregos, art nouveau…), os quais eram construídos justamente para impressionar e, assim, demonstrar a ‘importância’ da pessoa falecida e da família.
O cemitério abre diariamente, das 7h às 17h30, e a entrada é grátis.
Basílica Nuestra Señora del Pilar
Depois de visitar o cemitério, a sugestão é que você dê uma passada na Basílica de Nossa Senhora do Pilar, uma bonita igreja branca construída pelos franciscanos em 1732. Aliás, é a segunda igreja mais antiga da capital e fica ao lado do cemitério.
6) CENTRO CULTURAL RECOLETA
O bonito e histórico prédio onde está localizado o Centro Cultural Recoleta já foi convento, prisão e asilo.
No entanto, desde 1980 abriga o espaço multidisciplinar que conta com diversas atividades culturais, como exposições de arte, apresentações teatrais, shows de dança, concertos e exibições de filmes, por exemplo.
Aliás, uma das principais atrações do centro é o espaço que conta com arte contemporânea da Argentina e do mundo.
O lugar abre de terça a domingo, das 11h15 às 22h, e a entrada é gratuita.
7) MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES
Agora você está prestes a conhecer aquele que é tido como um dos mais importantes museus de arte de toda a América Latina: o Museu Nacional de Bellas Artes, o qual abriga mais de 12 mil peças que abrangem desde a Idade Média até o século XXI.
Aliás, a coleção inclui pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e fotografias, com obras de artistas argentinos e internacionais, como Goya, Rembrandt, Monet, Van Gogh, Toulouse-Lautrec, Picasso e Frida Kahlo, entre outros.
Além disso, o museu também conta com exposições temporárias e ainda oferece uma variedade de programas educacionais, como visitas guiadas, palestras, cursos e oficinas. O museu conta com uma biblioteca especializada em arte e um café com vista para o jardim interno.
O museu abre de terça a domingo, das 10h às 20h, e a entrada é gratuita.
8) FLORALIS GENÉRICA
Bem pertinho do Museu Nacional de Belas Artes está mais uma atração turística de Buenos Aires, a Floralis Genérica. Trata-se de uma escultura criada em 2002 pelo arquiteto argentino Eduardo Catalano.
Com 23 metros de altura e 18 toneladas de peso, a Floralis Genérica é feita de pétalas de aço inoxidável que se abrem e se fecham de acordo com a luz solar. Durante o dia, as pétalas se abrem, e à noite, elas se fecham – é um símbolo da renovação urbana de Buenos Aires.
Aliás, a obra está localizada em um parque público, um lugar ótimo para relaxar e tirar fotos.
9) MUSEU DE ARTE LATINO-AMERICANA
Localizado no bairro vizinho de Palermo, o Museu de Arte Latino-Americana (MALBA) é mais uma dica de o que fazer em Buenos Aires.
Inaugurado em 1895, o museu conta com mais de 7 mil obras de arte entre pinturas, fotografias, esculturas e gravuras de artistas da América Latina, como Frida Kahlo, Diego Rivera, Tarsila do Amaral, Antonio Berni, Joaquín Torres García e muitos outros.
Além de exposições permanentes e temporárias, o MALBA ainda conta com diversas mostras e atrações culturais. O museu abre de quarta a segunda, das 12h às 20h, e a entrada custa 280 pesos.
10) JARDIM JAPONÊS
A seguinte dica de o que fazer em Buenos Aires tem uma história interessante: o Jardim Japonês, que se tornou uma atração turística da cidade, foi construído em 1967 para comemorar a visita do então príncipe Akihito, que mais tarde se tornou imperador do Japão.
O parque é formado por lagos e áreas verdes que visam transmitir harmonia e equilíbrio, assim como os parques no Japão. Aliás, o espaço é frequentemente utilizado pela comunidade japonesa de Buenos Aires para celebrações e festas tradicionais.
Além disso, o jardim abriga biblioteca, restaurante e casa de chá – abre diariamente, das 10h às 18h, e a entrada custa 150 pesos.
11) MUSEU EVITA
A poucos minutos caminhando do Jardim Japonês está mais uma atração turística de Buenos Aires, o Museu Evita.
Aliás, Eva Perón, conhecida como Evita, é considerada uma figura bastante importante na história Argentina, muito pelo fato de ter sido uma das primeiras mulheres a ter uma influência significativa na política do país.
Ao visitar o museu, você notará que o espaço está dividido em duas partes: a primeira é uma exposição cronológica que conta a história da vida de Eva Perón, desde sua infância até sua morte em 1952. A exposição inclui fotografias, documentos e objetos pessoais que pertenceram a Evita, como roupas, sapatos, chapéus e joias.
A segunda parte do museu é dedicada à Fundação Eva Perón, uma organização beneficente que ela fundou e presidiu. A exposição conta a história da fundação e sua contribuição para a sociedade argentina, incluindo programas de assistência social e cultural para pessoas carentes.
O Museu Evita também abriga uma biblioteca especializada em estudos de gênero e um café que serve comida argentina.
O espaço abre de terça a domingo, das 11h às 19h, e a entrada custa 170 pesos.
MAIS ROTEIROS PELA ARGENTINA
- O que fazer em Ushuaia, na Patagônia argentina
- O que conhecer em El Chaltén, na Patagônia
- Como visitar o Glaciar Perito Moreno, em El Calafate
12) BOSQUE DE PALERMO
Mais conhecido como ‘Bosque de Palermo’, o Parque Três de Fevereiro é um espaço com 25 hectares que forma o maior espaço verde da capital argentina. Conta com lago, jardins, roseirais e monumentos.
Aliás, inaugurado em 1875, o bosque é considerado um dos refúgios para os moradores da movimentada Buenos Aires, um lugar onde você vê muita gente tirando um tempinho para pegar um sol, comer e relaxar.
13) CENTRO CULTURAL ISLÂMICO REY FAHD
Pertinho do Bosque de Palermo está o Centro Cultural Islâmico Rei Fahd, uma mesquita dada de presente pelo Reino da Arábia Saudita à Argentina em 1996.
Aliás, o edifício conta com uma estrutura arquitetônica impressionante que combina elementos de design islâmico tradicional e moderno, sendo uma das maiores mesquitas da América Latina.
Nos dias atuais, o Centro Cultural Islâmico Rey Fahd atrai visitantes de todo o mundo, assim como abriga eventos educacionais e culturais, além de oferecer aulas de língua árabe e cursos sobre cultura e história islâmica.
Ou seja, visitar o lugar é uma oportunidade de conhecer muito da cultura islâmica sem sair da América do Sul 🙂
As visitas guiadas ocorrem nas terças, quintas e sábados, ao meio-dia.
CONFIRA MAIS ROTEIROS PELA AMÉRICA DO SUL
- Conhecer o Salar de Uyuni: como ir, quando ir e quanto pagar
- Canyons SC e RS: tudo o que você precisa saber
- Veja o que fazer em Santiago, a linda capital do Chile
- Como conhecer Machu Pichu gastando pouco
- Guia completo do que fazer em Cusco
- O que fazer na Bolívia: 16 dicas imperdíveis
- O que fazer em Cartagena, além de se apaixonar?
14) PRAÇA SERRANO
Mais uma sugestão de o que fazer em Buenos Aires é visitar a Praça Serrano, localizada no chamado ‘Palermo Soho’. Aliás, o bonito bairro de Palermo possui 2 divisões não oficiais: Soho (mais alternativo, com diversos bares, cafés e restaurantes) e Holywood (com diversas casas noturnas e marcado por estúdios de cinema e de televisão).
Bem, voltando à Praça Serrano: trata-se de um espaço cercado por locais para comer e beber, assim como tendas de roupas, artesanato e atividades ao ar livre. Aliás, a Praça Serrano (e seus arredores) é um dos locais mais movimentado na noite de Buenos Aires.
15) CONGRESSO DA NAÇÃO ARGENTINA
O Congresso da Nação Argentina é um dos edifícios mais imponentes e bonitos de Buenos Aires, edifício que abriga o Senado e a Câmara dos Deputados do país. Aliás, trata-se da segunda maior casa legislativa do mundo.
O bacana é que você pode participar de uma visita guiada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. Para isso, basta ir diretamente ao lugar um pouco antes dos horários disponíveis:
- Câmara dos Deputados: de segunda a sábado, às 11h, 13h, 15h e 17h – entrada da Avenida Rivadavia, 1864
- Senado: de segunda a sexta, às 12h30 e às 17h – entrada pela rua Hipólito Yrigoyen, 1849
16) PALÁCIO BAROLO
Você já ouviu falar da obra “A Divina Comédia”, de Dante? Pois então, imagine agora uma construção inspirada na história. Esse é o Palácio Barolo, a próxima dica de o que fazer em Buenos Aires.
Finalizado em 1923, o palácio foi desenhado pelo arquiteto italiano Mario Palanti para o empresário Luis Barolo. Aliás, o prédio é considerado uma das construções mais icônicas de Buenos Aires.
O interessante é que o palácio, que tem 100 metros de altura (o mais alto da América do Sul na época), é dividido em 3 sessões, assim como a obra de Dante: inferno, purgatório e céu. Além disso, o lugar é repleto de esculturas, mosaicos e outras obras.
O lugar abre de segunda a sábado, das 9h às 20h (22h sexta e sábado), e a entrada custa 7 mil pesos para visitas diurnas e 8 mil pesos para visitas noturnas – as visitas são guiadas e duram 1h30.
17) CAFÉ TORTONI
Seguindo pela Avenida de Mayo – uma das mais famosas e belas avenidas de Buenos Aires – você chega ao Café Tortoni, um café inaugurado em 1858.
O espaço, marcado por uma arquitetura clássica, ficou muito famoso por ser frequentado por diversos artistas e escritores argentinos, como Jorge Luís Borges, Carlos Gardel e Julio Cortázar.
Além disso, nos dias atuais (além do excelente café), o Tortoni abriga show de tango, jazz e outros eventos culturais. Aliás, o lugar abre diariamente, das 8h às 22h.
18) PRAÇA DE MAYO E CASA ROSADA
Na Praça de Maio está mais uma sugestão de o que fazer em Buenos Aires: visitar a Casa Rosada – a sede do governo argentino.
Aliás, o lugar é muito famoso não somente por sua cor, mas também por ter sido sede de muitos dos principais eventos políticos da história da Argentina.
A Praça de Maio
A praça tem esse nome por conta da revolução de 25 de maio de 1810, na qual os cidadãos expulsaram o vice-rei da Espanha para formar um governo próprio.
Na praça, além de edifícios históricos, você encontra a Pirâmide de Maio, um monumento com 18 metros de altura que homenageia os revolucionários que lutaram pela independência do país.
19) CATEDRAL METROPOLITANA
Também localizada na Praça de Maio, a Catedral Metropolitana foi construída no século 18, sendo a principal igreja católica de Buenos Aires.
Com estilos barroco e neoclássico, a catedral tem uma fachada muito bonita, a qual lembra templos gregos. Já a parte interna conta com diversas pinturas, além do mausoléu do General San Martín, considerado um dos principais líderes das independências da Argentina, Chile e Peru.
A entrada é gratuita, e a catedral abre das 7h30 às 18h45 (de segunda a sábado), e das 9h às 19h (domingos).
20) PONTE DE MULHER
Depois de sair da Praça de Maio, a dica é cruzar a Ponte da Mulher, uma ponte giratória com 170 metros de comprimento que representa a imagem de um casal dançando tango.
A ponte foi construída pela Espanha e doada para a Argentina em 2001, estando localizada numa das zonas mais charmosas da capital argentina, o Puerto Madero.
21) PUERTO MADERO
Como escrevi no tópico anterior, o Puerto Madero é uma das zonas mais charmosas de Buenos Aires, a qual abriga hotéis de luxo, restaurantes famosos, cafés finos, bares, cassinos e centros comerciais.
O interessante é que o lugar hoje marcado pela arquitetura moderna, no passado foi uma área industrial. No entanto, isso começou a mudar a partir de 1990, quando se iniciou um processo de reurbanização da região, com a implantação de áreas verdes, construção de novos edifícios e restauração dos prédios históricos.
Ou seja, vale a pena incluir o Puerto Madero na lista de o que fazer em Buenos Aires.
22) PRAÇA GENERAL SAN MARTÍN
A Praça General San Martín é considerada uma das mais importantes da capital, e foi inaugurada em 1909 em homenagem ao general que, como escrevi antes, foi um dos líderes das independências da Argentina, Chile e Peru.
Além disso, a área de 5 hectares abriga diversas construções históricas, com destaque para a Torre Monumental (também chamada de Torre Inglesa), a estátua de bronze de San Martín e o Monumento a Los Caídos, que rende homenagens aos 649 soldados argentinos mortos na Guerra das Malvinas (ou Falklands, para os ingleses), em 1982.
23) SHOW DE TANGO
Como se sabe, a capital argentina é muito famosa pelos shows de tango. Ou seja, incluir um espetáculo na lista de o que fazer em Buenos Aires é muito indicado 🙂
O bacana é que os shows não são caros e, normalmente, incluem jantar e bebidas. Aliás, se a ideia te anima, saiba que lugares populares para ver os espetáculos são: Café de los Angelitos, El Querandí e La Ventana.
Além disso, você pode escolher show e comprar as entradas + jantar (se for o caso) pela internet – há uma infinidade de opções (saiba mais aqui).
24) BAIRRO DE SAN TELMO E FEIRINHA
Ah, o bairro de San Telmo <3
Saiba de uma coisa: não há como fazer um roteiro de Buenos Aires e deixar de fora um dos mais antigos, charmosos e bonitos bairros da capital da Argentina!
Além disso tudo, San Telmo também é uma região muito animada e boêmia, a qual se destaca pelas ruas de paralelepípedos, prédios antigos e muitos cafés e restaurantes.
Não à toa, o bairro atrai muitos turistas, sendo uma ótima região para se hospedar.
Destaques de San Telmo
Se você estiver em Buenos Aires num domingo, não deixe de conferir a Feira de San Telmo, uma das mais tradicionais da capital – a feira inicia na bela Praça Dorrego.
Além disso, aproveite para dar uma caminhada pelo Parque Lezama, um lugar grande, arborizado e com vista para o Rio de la Plata – há também muitos bares e restaurantes ao redor do parque.
Ainda tem o Mercado de San Telmo, onde você encontra comidas típicas da Argentina 😉
25) BAIRRO DE LA BOCA E RUA CAMINITO
Sem sombra de dúvidas, o bairro de La Boca é um dos bairros mais conhecidos, pitorescos e turísticos de Buenos Aires. Aliás, é muito famoso pelas casas coloridas, pela cultura e por ser a casa do gigante Boca Juniors, um dos clubes mais importantes da Argentina.
No passado, a área era um porto onde os imigrantes italianos (que trabalhavam no local) usavam tintas sobressalentes para pintar as suas casas – não à toa, há ótimos restaurantes italianos no bairro.
Já nos dias atuais, La Boca é um bairro bastante turístico, se destacando pelas lojas de souvenirs, restaurantes e bares ao longo da famosa rua Caminito, que é decorada com esculturas e arte de rua.
Aliás, a rua Caminito é o local onde os artistas locais se exibem e os dançarinos de tango se apresentam ao vivo nas calçadas.
Além disso, como escrevi acima, La Boca é a casa do famoso time de futebol argentino, Boca Juniors, cujo estádio La Bombonera fica no bairro. O estádio é uma atração turística popular para os fãs de futebol, com visitas guiadas disponíveis para explorar o museu do clube e o estádio.
Importante saber
Apesar de ser muito turístico, o bairro de La Boca não é um dos mais seguros de Buenos Aires. Desse modo, fique atento aos pertences, especialmente à noite.
O que fazer em Buenos Aires: mais pontos de interesse
Se você tiver mais tempo para aproveitar a capital, deixo aqui mais umas dicas de o que fazer em Buenos Aires:
Centro Cultural Kirchner: é o maior centro cultural da América Latina, localizado no belo edifício que abrigava a sede dos Correios;
Parque Centenário: inaugurado em 1909, o parque é um bonito espaço verde que tem como destaque um lago, espaço para caminhadas e para relaxar;
Estádio Monumental de Núñez: é a casa de outro gigante da Argentina, o River Plate – é o maior estádio da América do Sul, com capacidade para 83 mil espectadores;
Planetário Galileo Galilei: trata-se de uma ótima opção de lazer, especialmente para quem está com crianças, já que no planetário você pode ver cerca de 8 mil astros em resolução 8K;
Calle Florida: o calçadão é um dos principais espaços para compras na cidade. Além disso, na rua Florida você encontra casas de câmbio;
O que fazer em Buenos Aires sozinho
O que fazer em Buenos Aires sozinho? Então, se essa é a sua dúvida, saiba que pode tranquilamente aproveitar todas as dicas que destaquei acima.
Porém, se a ideia é conhecer pessoas, você pode fazer o seguinte:
Se hospedar num hostel
Buenos Aires com hostels muito bacanas, ou seja, dá pra ficar bem hospedado e ainda encontrar parcerias para sair ou fazer passeios (veja opções aqui);
Faça uma atividade em grupo
Pode ser um passeio, uma caminhada, um show de tango ou bate e volta nos arredores da capital: – dá uma olhada nas sugestões:
- Excursão com grupo pequeno para o Delta do Tigre
- Show de tango com jantar opcional
- Experiência culinária empanadas e alfajores
- Churrasco argentino de 8 Pratos no ‘fogón asado’
- Cruzeiro open bar em Puerto Madero ao pôr do sol
- Tour guiado de bicicleta pelos pontos turísticos de Buenos Aires
O que fazer em Buenos Aires à noite
A capital argentina é uma cidade que nunca dorme, então, encontrar o que fazer à noite em Buenos Aires é tarefa fácil. Aliás, entre os principais programas, você pode:
Curtir um show de tango: a dança tradicional pode ser vista em diversos espaços, incluindo restaurantes (veja aqui opções);
Passear pela Calle Florida: a rua é bastante movimentada e iluminada, oferecendo muitas opções de compras, restaurantes e entretenimento;
Caminhar pelo Puerto Madero: você pode caminhar pelo calçadão e ainda aproveitar para jantar pela região, que também abriga diversos bares e baladas;
Amanhecer em Palermo: trata-se de uma das zonas mais animadas de Buenos Aires, onde você encontra bares, festas e baladas que só terminam quando o sol nasce;
Se divertir em San Telmo: se a ideia é curtir algo mais alternativo e ‘rock’n’roll’, a dica de o que fazer à noite em Buenos Aires é se perder pelas ruas de San Telmo;
Aproveitar a cena cultural da Avenida Corrientes: a avenida conta com muitos bares, teatros, pizzarias, cafés e livrarias que ficam abertas até tarde (alguns espaços ficam abertos 24h);
Melhores bares e baladas de Buenos Aires
Se você curte bares, aqui algumas sugestões: De Los Cojones Bar (San Telmo); Tres Monos (Palermo); Presidente Bar (Recoleta); Uptown (Palermo); Florería Atlántico (Recoleta); La Puerta Roja (San Telmo); Frank’s Bar (Palermo);
Já se a sua vibe é mais balada, as dicas são: Kika Club (Palermo); Niceto Club (Palermo); Crobar (Palermo); Club 69 (San Telmo); Asia de Cuba (Puerto Madero); Club Museum (San Telmo); INK (Palermo);
O que fazer em Buenos Aires de graça
Então, Buenos Aires é uma cidade vibrante e com muitas atividades gratuitas ou pelas quais você paga bem pouco:
- Passear pelos bairros de La Boca e San Telmo;
- Visitar o Cemitério da Recoleta e explorar os cafés do bairro;
- Explorar o Parque Tres de Febrero;
- Passear pela Avenida Corrientes;
- Conferir as exposições do Centro Cultural Recoleta e Museu Nacional de Belas Artes;
- E desbravar o Centro Histórico, com destaque para: Avenida de Mayo, Praça de Maio, Obelisco e Catedral Metropolitana;
Além disso, você pode participar de alguns passeios guiados caminhando, os quais são totalmente grátis – você apenas contribui com um valor que achar justo no fim do tour – veja opções que separei:
- Passeio guiado a pé GRÁTIS pelo Cemitério da Recoleta – saiba mais
- Passeio guiado a pé GRÁTIS pelo centro de Buenos Aires – saiba mais
- Tour guiado a pé GRÁTIS pelo bairro de San Telmo – saiba mais
- Tour guiado a pé GRÁTIS pelo Bairro de La Boca
Onde comer em Buenos Aires
Bem, como você deve saber, a capital argentina é super conhecida pela deliciosa, com destaque para as carnes, as empanadas e os alfajores. Então, se você quer dicas de onde comer em Buenos Aires, dá uma olhada nas dicas:
Parrilla: o tradicional ‘churrasco’ argentino pode ser apreciado em restaurantes populares como La Brigada, Don Julio e La Cabrera;
Empanadas: já as empanadas são tão populares que podem ser encontradas por todas as partes. Aliás, há alguns lugares especializados, como La Cocina, El Sanjuanino e El Cuartito;
Alfajores: o delicioso doce pode ser encontrado em lojas da Cachafaz, Havana, Mada Patisserie; Hierbabuena Restaurant e o París Crepas;
Cervejarias artesanais: se a ideia é provar ótimas cervejas, as dicas são Antares, Breoghan Brew Bar e On Tap;
Regiões bacanas para comer e beber
La Boca: além de tradicional pizza, o bairro tem muitos restaurantes que também servem frutos do mar frescos: dá uma conferida no El Obrero, El Gran Paraíso e El Rey de la Papa Frita;
Mercado de San Telmo: o lugar conta com muitas opções de comida, incluindo carnes, empanadas, pizza, sorvete e muito mais;
Café Tortoni: como escrevi antes, o lugar é quase uma ‘lenda’ em Buenos Aires e, além de comida e bebida, ainda conta com apresentações de tango à noite;
Chegar e sair de Buenos Aires
Buenos Aires conta com 2 aeroportos principais: Jorge Newbery (menor e localizado em Palermo) e o Aeroporto Internacional Ministro Pistarini (maior e localizado no município vizinho de Ezeiza).
Ambos recebem voos diretos do Brasil. Então, caso seja possível, sugiro que você desembarque no Jorge Newberry, que está na região central, o que facilita o deslocamento.
Onde buscar voos: sugiro que você utilizar o buscador do SKYSCANNER, onde você encontra todas as opções de preços e datas – confira aqui
Do aeroporto de Buenos Aires (Ezeiza) ao centro
Como escrevi acima, o aeroporto maior (Ministro Pistarini) está na cidade metropolitana de Ezeiza – 35 km do centro de Buenos Aires.
Aí, para ir do aeroporto de Buenos Aires (Ezeiza) ao centro, você tem as seguintes opções:
- Uber e Cabify: os aplicativos funcionam bem, sendo uma opção mais barata que o táxi;
- Táxi – é conveniente e rápida, mas também a mais cara – em torno de 2 mil pesos;
- Ônibus – as linhas 8 e 51 ligam o aeroporto ao centro, e o tempo de viagem varia entre 60 a 90 minutos;
- Transfer: o custo-benefício é interessante – o preço é maior que o ônibus (mas oferece mais conforto), porém, custa menos que um táxi (veja aqui opções);
Como se locomover pela capital
Buenos Aires possui várias opções de transporte público, como ônibus, metrô, trem, táxi, Uber e Cabify.
- Ônibus: a rede é extensa e eficiente, cobrindo praticamente todos os bairros da cidade – é uma boa opção para se deslocar durante o dia. Para isso, você utiliza o cartão SUBE, que é comprado e recarregável em estações de metrô, trem ou em quiosques na rua;
- Metrô: o metrô de Buenos Aires é chamado de Subte, sendo uma opção rápida e eficiente para se locomover pela cidade (são 6 linhas que operam das 5h às 23h30). O bilhete de metrô também é pago com o cartão SUBE;
- Trens: a malha ferroviária é ampla e liga, inclusive, Buenos Aires a cidades metropolitanas;
- Táxi: os táxis são bastante acessíveis em Buenos Aires e uma boa opção para se deslocar em horários noturnos ou em áreas onde o transporte público é limitado;
- Uber e Cabify: funcionam bem e costumam ser mais baratos que táxi;
Quando visitar Buenos Aires
Você pode visitar Buenos Aires o ano todo, porém, a sugestão é que escolha a estação que mais te agrada:
- Verão (dezembro a fevereiro): é quente e úmido, com temperaturas que variam entre 25°C e 35°C;
- Outono (março a maio): é uma época super agradável para visitar Buenos Aires, com temperaturas agradáveis durante o dia e noites frescas;
- Inverno (junho a agosto): faz frio em Buenos Aires, com temperaturas que variam entre 10°C e 18°C. A cidade parece mais romântica, e os preços de hospedagem e alimentação costumam ser mais baixos;
- Primavera (setembro a novembro): período bastante agradável, mas que ser um pouco chuvoso;
Importante saber
Se você for no verão, esteja ciente de que a cidade costuma estar cheia de turistas – o que costuma gerar filas. Desse modo, sugiro que você reserve hospedagem com antecedência (veja aqui opções e preços).
Além disso, reserve também os passeios com certa folga (confira opções aqui).
Onde ficar em Buenos Aires
Abaixo deixo algumas dicas de onde ficar em Buenos Aires:
DICA DE HOSPEDAGEM DE PREÇO ALTO
A minha primeira dica de onde ficar no centro é o 474 Buenos Aires Hotel, que possui avaliação de 9,2 no Booking. Aliás, o hotel está a 100 metros da calle Florida, oferece quartos espaçosos e inclui o café da manhã na diária (veja mais aqui).
DICA DE HOSPEDAGEM DE PREÇO MÉDIO
A minha próxima dica de onde ficar em Buenos Aires é o Hotel Bel Air, que está no centro do bairro da Recoleta. Com uma decoração bonita, o lugar conta com bar e restaurante, e inclui o café da manhã na diária (veja mais aqui).
DICA DE HOSPEDAGEM DE PREÇO BAIXO
Se você procura por algo mais econômico na região central, a minha sugestão é o Che Juan Hostel, o qual tem avaliação de 9,6 no Booking. Além de oferecer quartos compartilhados, a acomodação também conta com opções privativas (veja mais aqui).
I DICA: Veja aqui mais opções de hospedagem em Buenos Aires
Passeios nos arredores
Tá com tempo sobrando no roteiro de o que fazer em Buenos Aires? Então que tal fazer um bate e volta nos arredores da capital? Veja dicas:
Colonia del Sacramento, Uruguai
Colonia é uma cidade histórica localizada do outro lado do Rio da Prata, a cerca de uma hora de barco de Buenos Aires.
A cidade conta com um centro histórico bem preservado, com ruas de paralelepípedos e construções antigas. Aliás, é um passeio ideal para quem quer fazer uma viagem de um dia.
Para ir de Buenos Aires a Colonia del Sacramento, você precisa pegar um ferry no Terminal de Puerto Madero, e as companhias são: Buquebus, Colonia Express e Seacat.
Tigre
Localizado a cerca de 30 km ao norte de Buenos Aires, Tigre é um destino popular para quem quer explorar o Delta do Rio Paraná (é lindo).
Aliás, a cidade é conhecida por seus canais, ilhas e parques, com várias opções de passeios de barco, pesca e caminhadas.
Para isso, você precisa ir até a cidade de Tigre em ônibus ou trem (ambos na estação Retiro) ou carro alugado. Lá, contrata o passeio pelo Delta do Rio.
Se preferir, pode contratar um bate e volta de um dia saindo de Buenos Aires (veja aqui opções).
San Antonio de Areco
San Antonio de Areco é uma cidade histórica localizada a cerca de 120 km de Buenos Aires. Aliás, é conhecida por suas tradições gaúchas, com muitos museus, lojas de artesanato e estâncias rurais onde é possível fazer passeios a cavalo e conhecer a vida no campo.
Para conhecer San Antonio de Areco, você pode alugar um carro (veja opções aqui), pegar ônibus (no terminal do bairro Retiro) ou ainda um trem (estação Once).
Perguntas e respostas
– O que não deixar de fazer em Buenos Aires?
Dá uma olhada no que você não pode deixar de fazer em Buenos Aires:
Visitar o bairro de La Boca; Passear pelo bairro de San Telmo; Caminhar pelo bairro de Palermo (incluindo o bosque e os museus); Curtir a noite no Puerto Madero e na Avenida Corrientes; Se perder pela Avenida 9 de Julio até o Obelisco; Tomar um café no bairro da Recoleta e visitar o cemitério;
Além disso, inclua o seguinte: Tomar um café também no Café Tortoni; Curtir um show de tango; apreciar a arquitetura da capital da Argentina e conhecer a Casa Rosada;
– O que fazer em Buenos Aires em 2 dias?
Olha, dois dias em Buenos Aires é um tempo curto, mas dá pra aproveitar os principais pontos turísticos da capital, como:
Caminhar pela Avenida 9 de Julio até o Obelisco e Avenida Corrientes + Casa Rosada; Seguir para o bairro La Recoleta + cemitério + Palermo; Dedicar 1 dia a San Telmo, La Boca e Puerto Madero;
– O que fazer em Buenos Aires em 3 dias?
Se você fizer tudo na correria, dá pra curtir bastante coisa em 3 dias em Buenos Aires. Mas, mesmo assim, eu deixaria algumas sugestões do roteiro de fora, como: alguns museus (o que toma um pouco de tempo). Mas, claro, depende da sua prioridade.
– O que fazer em Buenos Aires em 4 dias?
Eu acredito que 4 dias em Buenos Aires são suficientes para conhecer com calma todos os pontos turísticos destacados acima.
– O que fazer em Buenos Aires em 5 dias?
Bem, 5 dias em Buenos Aires são o ideal para conhecer os pontos turísticos da capital argentina e ainda reservar 1 dia para fazer um bate e volta para Tigres, Colonia ou San Antonio de Areco.
– O que fazer em Buenos Aires em 6 dias?
6 dias em Buenos Aires é o tempo ideal para: aproveitar todas as dicas do roteiro com calma, descansar 1 dia e ainda fazer pelo menos 1 bate e volta.
– Quantos dias é o ideal para ficar em Buenos Aires?
Depende muito do que você pretende conhecer e da sua pressa. Para seguir as dicas de o que fazer em Buenos Aires + um bate e volta de 1 dia, eu sugiro pelo menos 5 dias na capital da Argentina.
+ Seguro Viagem Internacional
Como dito antes, o Seguro Viagem Internacional não é obrigatório para viajar pela América do Sul. Porém, eu super indico, já que imprevistos podem ocorrer.
Onde buscar? Eu indico o site Seguros Promo, que oferece diversas opções de seguros viagem baratos. Além disso, se você utilizar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha até 15% de desconto – veja simulação:
E aí, gostou das dicas de o que fazer em Buenos Aires? Ainda tem dúvidas? Então deixe o seu comentário abaixo!
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.
✈️ VOOS BARATOS: Skyscanner e Kiwi
🛌🏼 HOSPEDAGEM: Booking.com
🏥 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
🎟️ PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
💳 CARTÃO INTERNACIONAL: WISE
📲 CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
🚗 ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!